Com o Natal já quase a chegar, porque não dar um "refresh" natalício às aplicações que tem no seu smartphone ou tablet? Para dar uma ajuda, os “curadores” do SAPO TEK apresentam as suas sugestões de apps que podem despertar o seu interesse.

Esta semana conte com aplicações que o podem ajudar a gravar o display do seu smartphone ou tablet ou ainda a guardar todas as histórias do Instagram para usar mais tarde. Em destaque está também o primeiro jogo mobile desenvolvido pela UNICEF, assim como um "uber" para malas criado por uma startup portuguesa e um jogo que promete fazê-lo recordar os tempos de infância.

Quer gravar um vídeo do ecrã do seu smartphone? O AZ Screen Recorder trata do assunto

Fazer screencast está à distância desta aplicação gratuita para Android e que disponibiliza gravações de ecrã em Full HD e vídeos QHD.
Para além de conseguir fazer printscreen do ecrã do seu telemóvel e ficar com uma imagem guardada também pode gravar o display do seu smartphone ou tablet. O AZ Screen Recorder é uma aplicação para Android que o ajuda nessa tarefa, conhecida por screencast.

Sem limite de tempo de gravação e sem marca de água, a aplicação disponibiliza gravações de ecrã em Full HD e vídeos QHD. Com o AZ Screen Recorder pode também gravar o áudio, numa app que permite escolher a resolução vídeo, frame rate, taxas de bits e se a gravação será em time lapse ou em câmara lenta.

Como em qualquer app, a versão premium da aplicação tem outros recursos que a tornam mais apelativa. Neste caso, permite desbloquear outras funcionalidades, como o FaceCam e o conversor de GIF.

A aplicação é gratuita e está disponível para download na Google Play Store.


Vai viajar e não sabe onde deixar as suas malas? A LUGGit pode ajudá-lo

Para já, o serviço desenvolvido pela startup aveirense está disponível apenas em Lisboa e no Porto. No entanto, em breve, mais um destino será adicionado.

Se está a pensar numa “escapadinha” natalícia em Lisboa ou no Porto e carregar malas pesadas não está nos seus planos de férias, a LUGGit pode dar-lhe uma ajuda. O projeto desenvolvido pela startup aveirense apresenta-se como uma espécie de Uber para bagagens, disponibilizando um serviço que as recolhe e as entrega num local à escolha do viajante.

Para ir de férias descansado, quando chegar ao seu destino, o utilizador necessita de indicar na aplicação quando e onde é que quer que as suas malas sejam recolhidas. Após indicar o número de itens e a sua dimensão e de confirmar e pagar o seu pedido, estes serão recolhidos por um “Keeper”, ou uma espécie de “guardião da bagagem”.

O projeto da startup foi um dos 10 finalistas do desafio CITY SHAPER by MINI Urban-X. Em preparação para a grande final, a 20 de dezembro, a LUGGit vai agora participar num bootcamp onde poderá dar os retoques finais ao seu pitch. Ainda neste mês, a startup foi uma das escolhidas pela Portugal Ventures para a atribuição de um investimento de 400 mil euros.

A aplicação desenvolvida pela startup aveirense pode ser encontrada na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS, sendo que, para já, o serviço está disponível em Lisboa e no Porto, mas, em breve, mais um território será adicionado.


Todas as crianças têm direitos e a UNICEF quer lembrá-lo disso com este jogo

Right Runner é o primeiro jogo para smartphones e tablets concebido pela UNICEF. É gratuito e sem anúncios ou compras associadas e, aproveitando o entretenimento, quer "passar a palavra" sobre os direitos das crianças.

A América Latina e as Caraíbas servem de cenário em Right Runner, um jogo de ação e aventura em que vai ter de correr, saltar e deslizar, com ou sem skate nos pés.

O objetivo é chegar seguro ao final de cada nível, depois de evitar os vários obstáculos com que se irá cruzar ao longo do caminho.

O início de cada percurso serve para lembrar direitos das crianças, e os megafones que podem ser recolhidos durante o jogo lembram o quão importante é fazermos ouvir as nossas vozes em sua defesa.

O Right Runner é gratuito e sem compras associadas na aplicação, estando disponível para dispositivos Android e dispositivos iOS.


Regresse à infância com os soldadinhos de plástico verde de Army Men Strike

O jogo para smartphones coloca os jogadores no controlo de exércitos de soldados verdes, combatendo em diversas divisões da casa. 

Quem não se recorda dos famosos soldadinhos de plástico que faziam as delícias na sala de estar, simulando batalhas intensas com o uso de berlindes como munições. É essa nostalgia que Army Men Strike pretende oferecer, oferecendo soldadinhos verdes, aviões teleguiados, tanques e outros elementos de artilharia pesada para as batalhas.

E para formar os campos de batalha, o jogo utiliza objetos banais encontrados em casa, como o comando da televisão ou rolos de papel higiénico, combatendo na sala, no quarto, cozinha ou mesmo casa de banho. Poderá recrutar mais brinquedos para o esquadrão, incluindo heróis para comandar as tropas e combater em cima do tapete.

O jogo é de estratégia e pode fazer alianças com outros jogadores e partir para combates online. Pode construir armadilhas, estabelecer torres de vigilância e outras táticas para defender o território.

O jogo é gratuito e pode fazer o download em versões Android e iOS.


Story Saver: com esta aplicação pode guardar todas as histórias do Instagram para usar mais tarde

A app permite pesquisar histórias e descarregar os vídeos e imagens sem ter de seguir as contas do Instagram. Depois pode reutilizá-las.

A app Story Saver — Stories & Highlights Downloader foi pensada para quem quer guardar as histórias do Instagram, que desaparecem depois de 24 horas, mantendo um arquivo da sua conta ou guardando inspiração de outros utilizadores.

Para isso é necessário fazer login com os dados do Instagram, ou do Facebook, o que permite depois fazer pesquisas na rede social para encontrar as histórias que quer gravar no seu smartphone.

As histórias guardadas podem depois ser republicadas no Instagram, Facebook e no Twitter, mas isso só é aconselhável com a autorização do autor original da imagem ou do vídeo, porque pode violar direitos de autor. Todo o processo é fácil e rápido, e não precisa de seguir as contas para fazer download, desde que a conta não seja privada.

A app está disponível desde Agosto, mas com a última atualização alguns utilizadores queixaram-se de maior lentidão e da intromissão da publicidade.

A app está disponível para Android e o download é gratuito, mas note que tem de fornecer os seus dados de login do Instagram para a poder utilizar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.