Se lhe dissermos que Hugo, aquele bonequinho que nos anos 90 animou vários jogos, voltou à ribalta para ajudar Cristiano Ronaldo a fugir dos paparazzi pode parecer estranho, mas é verdade, em Ronaldo & Hugo: SuperStar Skaters.


E se dissermos que as vacas podem evoluir até quase ao "infinito e mais além"? Também não é lá muito fácil de acreditar, mas no Cow Evolution acontece. Estes dois cenários improváveis deram em jogos móveis e esta semana estiveram em destaque aqui no TeK.


Também por cá passaram apps para fazer listas de tarefas, para partilhar ficheiros e sugestões para os mais novos, como o Sudoku dos animais e não foi tudo. Aproveite a boleia e veja ou reveja todas as propostas.







Mais uma sugestão para o dia da criança: jogar ao Sudoku dos animais

O Sudoku tornou-se num jogo tão popular que quase dispensa apresentações. E a versão com animais já conhecia?


Na versão original o puzzle usa números, que o jogador tem de organizar de forma a evitar repetições de algarismos em cada uma das colunas.



No Animal Sudoku para iOS os números dão lugar aos animais para criar um ambiente mais divertido e propicio a agradar a outro tipo de públicos, nomeadamente aos mais jovens.


De resto, o jogo mantém as regras, o utilizador pode ir completando as linhas e verificando se está ou não a seguir no rumo certo e a ser bem-sucedido no quebra-cabeças. O Animal Sudoku está disponível para download gratuito na App Store.



Veja a próxima aplicação

O Campeonato acabou, mas o interesse pelo futebol mantém-se


A pensar em quem quer continuar envolvido com o seu Clube preferido, mesmo na pausa do campeonato, a iServices tem três aplicações onde as imagens é que vão a jogo.


As aplicações vestem-se com as cores e o plantel de cada um dos "três grandes" do Futebol português: Benfica, FCPorto e Sporting (aqui ordenados pela posição em que ficaram neste campeonato para evitar contestação).E convém não misturar as imagens, porque os fãs não gostam.





Além das diferenças óbvias de preferência clubística, as apps têm tudo o resto em comum: os utilizadores podem tirar uma foto com o seu jogador preferido, ou decorar as suas fotografias com elementos do clube, entre os quais os logótipos e as mascotes, gorros e cachecóis.





As apps do Benfica, FCPorto e Sporting podem ser descarregadas gratuitamente da App Store, mas para adicionar mais elementos é preciso pagar.



Veja a próxima aplicação

Wunderlist: uma app para criar listas de tarefas que agora é Microsoft

Organizar e planear tarefas é a chave para não deixar nada para trás e gerir bem o tempo. A Wunderlist é uma das propostas que pode encontrar nas lojas de aplicações pelo menos para já, agora que a Microsoft a comprou.


A partir da aplicação é possível criar listas e partilhá-las com outros, distribuindo tarefas. Pode juntar fotos, PDFs, apresentações e outros itens para complementar as listas que vai criando.



A aplicação está disponível para iOS - também pode ser usada no Apple Watch, Android e Windows Phone. Tem uma versão gratuita, mas também conta com uma opção Pro que abre novas possibilidades.



Esta semana a Microsoft anunciou a aquisição da app, que contará com cerca de 13 milhões de utilizadores, por um valor não revelado, mas que segundo Wall Street Journal pode variar entre os 100 e os 200 milhões de dólares.



A gigante do software explicou entretanto que a aquisição é mais um passo na estratégia da marca para "reinventar a produtividade" num mundo onde a mobilidade e a cloud são prioritários.



Veja a próxima aplicação

Las Vegas, paparazzi e um ícone dos anos 90 em novo jogo de Cristiano Ronaldo


Uma dupla improvável chegou esta semana às lojas de aplicações para dispositivos móveis. A personagem que marcou uma geração aliou-se ao jogador português para o salvar na luta contra a perseguição massiva dos paparazzi.


Quem não se lembra do Hugo? Muitos dos leitores que cresceram nos anos 90 passaram provavelmente horas incontáveis em frente da televisão com o telefone na mão. E outras tantas com um comando de videojogo na outra.

Agora, Hugo juntou-se a Cristiano Ronaldo para o ajudar a fugir da perseguição dos paparazzi. Em “Ronaldo & Hugo: Superstar Skaters”, o utilizador vai poder jogar de acordo com o modo clássico do jogo mas com um skate nos pés e com a cidade de Las Vegas como pano de fundo.

A aplicação vai permitir aos jogadores personalizar as roupas envergadas pelo futebolista português, descobrir caminhos secretos, competir com outros jogadores a nível mundial e passear pelos casinos mais icónicos da cidade do pecado.

O jogo ganhou vida pela empresa dinamarquesa Hugo Games A/S e está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Não é a primeira vez que o CR7 se aventura nas novas tecnologias. Em 2011, a empresa portuguesa Biodroid desenvolveu o jogo Cristiano Ronaldo Freestyle, que propunha ensinar os famosos truques do jogador do Real Madrid. No ano seguinte, foi lançada a aplicação móvel oficial que disponibilizava fotos exclusivas, concursos e notícias sobre o português que se destaca no futebol internacional.



Veja a próxima aplicação

Cow Evolution: isto não é o que parece, é muito pior

O que aparenta ser uma normal quinta onde são criadas vacas é na realidade um cenário digno de uma realidade alternativa. Evolua uma vaca até ficar a conhecer quais são os seus deuses e os seres de outros planetas.


Se Charles Darwin tivesse a hipótese de jogar um jogo, talvez Cow Evolution fosse uma das suas escolhas justamente por retratar de forma muito criativa o que é a evolução animal. O utilizador começa com uma quinta onde lhe vão caindo do céu, literalmente, vacas.

Depois o objetivo é começar a juntá-las para criar novas espécies de vacas. E aqui é que entra a parte engraçada: além do desafio estratégico, os autores do jogo foram muito criativos sobre as evoluções que os animais de pasto podem conhecer.

Se tudo parece já alternativo e bizarro o suficiente, o que dizer quando começam a surgir naves extraterrestres que querem levar os animais. Cow Evolution é uma verdadeira caixa de surpresas.

O jogo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.



Veja a próxima aplicação

Stupidizer: Acha que consegue fazer selfies mais estúpidas?
Se está farto de fotografias bonitinhas e "melhoradas" junte-se ao clube. Ou experimente uma app que ajuda a distorcer a realidade.

Para contrariar a tendência das aplicações para melhorar as selfies e adicionar efeitos, stickers e legendas, os criadores da Stupidizer propõem uma fórmula menos habitual.

A aplicação pode ser manipulada para distorcer a boca e olhos dos fotografados, e anima o resultado, ao qual pode adicionar também filtros e molduras. Pode usar as suas fotografias ou as dos amigos, mas o objetivo é, como sempre, partilhar os resultados.

Está pronto para experimentar? A app está disponível para download gratuito na loja da Apple.



Veja a próxima aplicação

Partilhar ficheiros entre diferentes sistemas operativos com a Zapya
A aplicação promete simplificar um problema que por vezes é uma grande dor de cabeça para os utilizadores: fazer a partilha de ficheiros de forma simples e rápida, entre diferentes ecossistemas.

O que a aplicação Zapya faz é criar um sistema de transferência de ficheiros por Wi-Fi, mas através de uma rede própria. Quer isto dizer que os utilizadores não precisam de estar ligados a uma rede wireless ou ao plano de dados para poder funcionar.

A grande vantagem da Zapya é a sua disponibilidade multiplataforma - Windows Phone, Android e iOS - o que facilita uma transferência de conteúdos entre uma grande variedade de equipamentos.

Fotografias, vídeos, músicas ou quaisquer outros ficheiros podem ser “zapiados” com a ajuda da aplicação. Há ainda a opção de partilha por grupo, o que faz o envio automático dos ficheiros para até cinco pessoas diferentes.

A Zapya também pode ser útil para quem tenciona comprar um telefone ou tablet novo, já que permite fazer uma transferência de ficheiros entre equipamentos de forma rápida e simples.

Acaba aqui a ronda de apps desta semana, mas amanhã há mais!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.