A versão web do Instagram tem sido acessória. Nela, os utilizadores podem ver posts e stories, explorar conteúdos e gerir fotos e vídeos publicados, tudo isto é feito numa interface declinada da app, que continua a ser a melhor forma de utilizar o serviço.

Atualmente, ainda não é possível publicar ou aceder às mensagens diretas, mas esta última condicionante pode estar prestes a ser coisa do passado. A rede social está a introduzir a funcionalidade na plataforma, testando-a primeiro com um grupo selecto de utilizadores em todo o mundo, depois de já a ter testado internamente em 2019.

Crescimento de utilizadores do Instagram deve diminuir até 2023… mas as receitas com anúncios não
Crescimento de utilizadores do Instagram deve diminuir até 2023… mas as receitas com anúncios não
Ver artigo

Tal como acontece no smartphone, a versão web vai passar a ter mensagens diretas e grupos. Vai ser possível "gostar" das fotografias recebidas e receber notificações.

Note que o Instagram já confirmou ao The Verge que, em breve, haverão notícias sobre um lançamento mais alargado.

A imprensa internacional escreve que a decisão faz parte das intenções que o Facebook tem de tornar mais privadas as experiências dos utilizadores nas redes sociais. A tecnológica está também mais focada no messaging e espera conseguir oferecer um serviço unificado de chat (Facebook, Instagram e WhatsApp) no futuro. Mais importa dizer que, das três grandes plataformas do Facebook, esta era a única que ainda carecia de um serviço de mensagens web.

A adição das mensagens à versão web do Instagram vai certamente agilizar a interação do utilizador comum com a rede social, mas há um segmento empresarial que pode beneficiar ainda mais com a decisão, principalmente no que toca à gestão diária de seguidores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.