Em 2019 a taxa de crescimento de utilizadores de Instagram nos Estados Unidos terá sido, pela primeira vez, inferior a 10%, ficando nos 6,7%. Os dados são da eMarketer que reviu a sua previsão de crescimento da plataforma até 2023 e acredita agora num crescimento mais lento da rede social do Facebook relativamente ao anteriormente esperado. O "ressurgimento" do Snapchat e a popularidade do TikTok são alguns dos fatores desfavoráveis.

A previsão anterior da eMarketer estabelecia uma taxa de crescimento de 5,4% para 2020. No entanto, os dados foram revistos e agora a empresa que realiza estudos do mercado espera que a plataforma veja o número de utilizadores a crescer 4,5%. Quanto a 2021, a previsão é de 3,2%, em vez dos anteriores 4,1%.

Previsão eMarketer
Previsão eMarketer Previsão de crescimento de utilizadores do Instagram entre 2018 e 2023

Crescimento de pessoas mais velhas no Instagram não cresce como esperado. TikTok e Snapchat também não ajudam

De acordo com a empresa, um dos fatores que contribuiu para esta alteração prende-se com as pessoas mais velhas não estarem a "aventurar-se" na plataforma de forma tão rápida quanto o previsto. Mas, embora a faixa etária dos utilizadores mais velhos não cresça tão rapidamente, registaram-se ganhos acima dos esperados no que diz respeito aos utilizadores dos Estados Unidos da América entre os 25 e os 34 anos, neste caso de 11,4%.

Instagram confirma que vai rejeitar utilizadores com menos de 13 anos de idade
Instagram confirma que vai rejeitar utilizadores com menos de 13 anos de idade
Ver artigo

"No entanto, não prevemos que esse grupo se altere substancialmente nos próximos anos, uma vez que o aumento da concorrência com o ressurgimento do Snapchat e a crescente popularidade TikTok dificultam o crescimento do Instagram", pode ler-se na publicação.

A taxa de crescimento das receitas com anúncios através das plataformas é bem mais animadora. A previsão da eMarketer é que o Instagram tenha lucrado 9,45 mil milhões de dólares em receitas de anúncios em 2019 e que esse valor aumente 46,6% em 2020, passando para 13,86 mil milhões de dólares. Os anúncios recentemente introduzidos em diferentes partes da app, como o separador "Descobrir" apresentam um novo leque de possibilidades, o que também veio ajudar. "Atualmente os anúncios para compra de produtos estão na versão beta na plataforma, mas esperamos que tenham um papel importante no crescimento futuro", escreve a empresa.

Facebook está a "envelhecer". Utilizadores mais jovens estão a “fugir” para plataformas rivais
Facebook está a "envelhecer". Utilizadores mais jovens estão a “fugir” para plataformas rivais
Ver artigo

Apesar deste abrandamento no crescimento da plataforma, Nazmul Islam, analista da eMarketer, elogia a "performance" do Instagram, que diz ser a segunda rede social mais acedida nos Estados Unidos através da Internet, logo atrás do Facebook. "Apesar da crescente pressão da concorrência, esperamos que o Instagram mantenha a sua posição de segundo lugar, com uma boa diferença em relação às restantes plataformas", refere.