Em 2019 a taxa de crescimento de utilizadores de Instagram nos Estados Unidos terá sido, pela primeira vez, inferior a 10%, ficando nos 6,7%. Os dados são da eMarketer que reviu a sua previsão de crescimento da plataforma até 2023 e acredita agora num crescimento mais lento da rede social do Facebook relativamente ao anteriormente esperado. O "ressurgimento" do Snapchat e a popularidade do TikTok são alguns dos fatores desfavoráveis.
A previsão anterior da eMarketer estabelecia uma taxa de crescimento de 5,4% para 2020. No entanto, os dados foram revistos e agora a empresa que realiza estudos do mercado espera que a plataforma veja o número de utilizadores a crescer 4,5%. Quanto a 2021, a previsão é de 3,2%, em vez dos anteriores 4,1%.
Crescimento de pessoas mais velhas no Instagram não cresce como esperado. TikTok e Snapchat também não ajudam
De acordo com a empresa, um dos fatores que contribuiu para esta alteração prende-se com as pessoas mais velhas não estarem a "aventurar-se" na plataforma de forma tão rápida quanto o previsto. Mas, embora a faixa etária dos utilizadores mais velhos não cresça tão rapidamente, registaram-se ganhos acima dos esperados no que diz respeito aos utilizadores dos Estados Unidos da América entre os 25 e os 34 anos, neste caso de 11,4%.
"No entanto, não prevemos que esse grupo se altere substancialmente nos próximos anos, uma vez que o aumento da concorrência com o ressurgimento do Snapchat e a crescente popularidade TikTok dificultam o crescimento do Instagram", pode ler-se na publicação.
A taxa de crescimento das receitas com anúncios através das plataformas é bem mais animadora. A previsão da eMarketer é que o Instagram tenha lucrado 9,45 mil milhões de dólares em receitas de anúncios em 2019 e que esse valor aumente 46,6% em 2020, passando para 13,86 mil milhões de dólares. Os anúncios recentemente introduzidos em diferentes partes da app, como o separador "Descobrir" apresentam um novo leque de possibilidades, o que também veio ajudar. "Atualmente os anúncios para compra de produtos estão na versão beta na plataforma, mas esperamos que tenham um papel importante no crescimento futuro", escreve a empresa.
Apesar deste abrandamento no crescimento da plataforma, Nazmul Islam, analista da eMarketer, elogia a "performance" do Instagram, que diz ser a segunda rede social mais acedida nos Estados Unidos através da Internet, logo atrás do Facebook. "Apesar da crescente pressão da concorrência, esperamos que o Instagram mantenha a sua posição de segundo lugar, com uma boa diferença em relação às restantes plataformas", refere.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários