Segundo a Strategy Analytics, no terceiro trimestre do ano as vendas de smartphones cresceram 45% face ao ano passado, quando se cifravam em 172,8 milhões de unidades. Pela primeira vez o número de smartphones vendidos ultrapassou as 250 mil unidades num único trimestre.

Atualmente, 6 em cada 10 telemóveis vendidos no mundo já são smartphones e o mercado está a ser impulsionado por modelos om suporte para a quarta geração móvel (LTE) em regiões como os estados Unidos, enquanto os modelos 3G dominam em mercados emergentes.

A Samsung mantém a liderança indiscutível com 35% do mercado, num total de 88,4 milhões de unidades vendidas neste trimestre, registando um crescimento de 55% onde a procura fraca do Galaxy S4 é compensada pelo êxito do Note 3.

Em segundo lugar está a Apple, com vendas de 33,8 milhões de unidades e um crescimento de 26%. Mesmo assim a sua quota de mercado caiu de 16 para 13% face ao crescimento global do sector.

A fabricante chinesa Huawei surge em terceiro lugar com um dos maiores crescimentos - mais de 67% - e vendas de 12,7 milhões de unidades. a marca detém agora 5% do mercado mundial de smartphones.

[caption]Nome imagem[/caption]

A LG fica em quarto lugar e a Lenovo em quinto, num quadro que nem sequer contempla a Nokia ou a Motorola.

a LG registou um crecimento de 71% mas as vendas ainda não ultrapassam as 12 milhões de unidades, enquanto a Lenovo tem uma quota de mercado de 4,3% e vendas de 10,8 milhões.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.