O tribunal russo deu razão a uma ação submetida pela empresa suíça SQWIN SA, que acusa a Samsung de infringir uma patente através do seu sistema de pagamentos eletrónicos. Como resultado, a gigante tecnológica viu 61 modelos de smartphones serem banidos do mercado russo, devido a utilizarem o Samsung Pay, o serviço em questão.

Segundo a Reuters, a Samsung referiu que o caso ainda pode ser apelado em tribunal, até um mês após a sansão entrar em vigor, sem prestar maiores declarações. A decisão do tribunal foi conhecida no dia 27 de julho pelo Tribunal Arbitral de Moscovo, mas só agora decretou a proibição dos modelos que violam a dita patente.

A Agência Noticiosa Russa listou os modelos que passam a estar proibidos de serem vendidos e incluem a gama de smartphones dobráveis Galaxy Z Flip e Fold, a família Galaxy S21, S20, S10, S9, S8 e ainda outros que deixam de estar disponíveis nas lojas.

Veja os mais recentes smartphones anunciados pela Samsung:

A patente em questão tem o registo nº 2686003 e diz respeito ao pagamento online utilizando um equipamento mobile de um utilizador num sistema de caixa registradora do vendedor, avança a Ria. O tribunal concluiu que o serviço Samsung Pay usa a tecnologia da SQUIN SA, uma patente registada na Rússia em dezembro de 2013. Já a Samsung lançou o seu serviço de pagamento digital no verão de 2016. Segundo a imprensa internacional, o mercado dos pagamentos digitais na Rússia era dividido entre o Samsung Pay (17%), o Google Pay (32%) e a Apple Pay (30%). E mesmo as restantes empresas podem ser também processadas, visto que utilizam o mesmo sistema que a Samsung, referia o World Stock Markets em julho, embora nada fosse agora mencionado.

A Samsung terá agora até 30 dias para apelar à decisão, desafiar a autenticidade da patente, ou então negociar a licença de utilização com a empresa suíça. Mesmo que a Samsung perca o apelo, uma das soluções para impedir que os smartphones sejam banidos do mercado é retirar o seu sistema de pagamentos digitais dos equipamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.