A Fairphone afirma-se como a marca com o smartphone mais ético e reparável do mundo. Agora, a empresa aliou-se à /e/OS para lançar uma nova versão do mais recente smartphone sem os serviços móveis da Google. O novo Fairphone 3 tem uma maior ênfase na privacidade dos utilizadores e chega já a 6 de maio.

O smartphone da Fairphone tem como sistema operativo o /e/OS, baseado no LineageOS, uma criação do programador francês Gaël Duval. A /e/Foundation tem como objetivo eliminar todo o tipo de software que “vigie” os utilizadores dos smartphones e recolha os seus dados, criando serviços alternativos àqueles que o popular ecossistema da Google disponibiliza.

A /e/Foundation descreve o /e/OS como um Android sem Google, indicando que removeu vários elementos de código que enviam os dados dos utilizadores para servidores remotos sem obter o seu consentimento. A /e/ assegura que o sistema operativo não acede aos dados de geolocalização e não recolhe informações acerca das interações com as aplicações.

Fairphone 3 consegue feito do seu antecessor: nota máxima no índice de reparação da iFixit
Fairphone 3 consegue feito do seu antecessor: nota máxima no índice de reparação da iFixit
Ver artigo

Como alternativa aos serviços da Google, a /e/Foundation disponibiliza uma loja digital com mais de 60. 000 aplicações open-source gratuitas. Além disso, para permitir a sincronização do /e/OS, a /e/Foundation disponibiliza um serviço de email com 5 GB grátis de armazenamento.

O novo Fairphone 3 com o /e/OS pre-instalado chega ao mercado com um preço que ronda os 480 dólares e já está disponível em pré-venda. A versão original do smartphone com o sistema operativo Android tem um valor de cerca de 450 dólares. Quem já tem um Fairphone 3 e quer instalar o sistema operativo pode encontrá-lo gratuitamente no website da /e/Foundation.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.