Os novos modelos apresentados no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona estarão entre as estrelas para esta estreia nas lojas, principalmente o Ideal X+, um octacore que estará à venda em Abril.

Patricia Dias, responsável pelo mercado português, adiantou ao TeK que a nova estratégia está assente numa nova parceria de distribuição assinada com a Ingram micro em Portugal e começa já em março a ser aplicada, com a chegada às lojas de novos modelos, livres de operador, nas três gamas de equipamentos da Alcatel touch que incluem vários modelos dual-sim.

Em Portugal a marca já está entre os primeiros três grandes fornecedores dos operadores, em especial a Optimus e a Vodafone, mas o marketshare é maior do que a visibilidade da Alcatel OneTouch, já que muitos terminais são vendidos com marca dos operadores.

"O mercado livre está a crescer com rapidez e temos uma oferta dedicada a esta área, com telemóveis dual SIM e tablets, onde a venda nas lojas é maior do que nos operadores", sublinha Patrícia Dias.

Stéphane Pellerin, responsável para o mercado europeu, explicou ao TeK que em 2013 a marca vendeu 55 milhões de telemóveis, com um crescimento de 35% no volume de vendas e que a estratégia é para continuar a conquistar posições.

Para isso a Alcatel OneTouch está a apostar em três linhas de produtos, com uma grande variedade de design, tamanhos de ecrã que vão das 3,5 às 6 polegadas, capacidade de processamento e cor.

A par das linhas Idol 2, mais focadas no design, e do Hero, os phablets com elevada performance e acessórios inovadores, a marca mantém uma oferta de feature phones, telemóveis mais básicos que continuam a ter grande aceitação nas lojas dos operadores mas também no mercado livre.

"50 a 55% do mercado ainda é de feature phones em Portugal e mesmo a nível mundial ainda é também muito0 significativo", explica Patrícia Dias. E este é um terreno onde a concorrência não é tão intensa, já que muitas fabricantes descontinuaram a sua aposta nestes equipamentos.

Nem todos os modelos agora apresentados em Barcelona vão chegar ao mercado português e outros terão datas diferenciadas de comercialização consoante a aceitação sentida pelos consumidores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.