A Apple está a ser confrontada com possíveis defeitos no iPhone 15 Pro Max. Os utilizadores estão a partilhar nas redes sociais fotografias dos smartphones com os ecrãs danificados pelo efeito de “queimaduras”. São marcas deixadas pelos ícones das aplicações da Home que ficam gravadas permanentemente no display dos equipamentos de alguns utilizadores.

Não é a primeira vez que são reportados problemas com o iPhone 15. Pouco depois de ter chegado às lojas, os novos smartphones da Apple registaram problemas de sobreaquecimento. A fabricante reconheceu o problema e atribuiu a culpa a um bug no software, assim como a várias aplicações, como o Instagram, prometendo uma correção para o iOS17.

Sobre as marcas nos ecrãs, o website iMore dá conta de ícones e rastros do teclado partilhados por certos utilizadores, enquanto outro é possível ver uma imagem de um thumbnail do YouTube retido no display. Há ainda marcas do relógio do ecrã de cadeado e outros elementos gráficos que ficam permanentemente registados no ecrã.

Este tipo de problemas foi comum nos equipamentos que utilizavam ecrãs OLED, como TVs e smartphones, mas os avanços na tecnologia permitiram criar salvaguardas que impedem este tipo de marcas nos displays. No caso do smartphone da Apple, é sugerido que os problemas no ecrã sejam consequências do sobreaquecimento, antes de ter sido corrigido.

As imagens dos ecrãs cheios de marcas de ícones e outros elementos estão a ser partilhadas nas redes sociais, no Reddit e fóruns de suporte da Apple. E há registos mais antigos, datados de 22 de setembro, pouco tempo depois do iPhone 15 ter chegado às lojas.

Segundo o Mashable, a fabricante de ecrãs e televisores LG explica que nos casos de imagens “queimadas” nos ecrãs OLED dos televisores são o resultado de imagens estáticas ou elementos no display que se mantêm interruptamente durante muitas horas ou dias, com o brilho nos seus níveis máximos. Da mesma forma que o ecrã com um brilho que ultrapassa os 2.000 nits pode ser também o problema que está a afetar os ecrãs.

Se tiver um smartphone iPhone 15 com sintomas destes problemas no ecrã deve contactar a linha de suporte da Apple e solicitar a sua reparação ou ativar a garantia do equipamento.