A participação da plataforma móvel da Google compara com 74,9% dos mesmos três meses de 2012, de acordo com os dados da IDC.

No caso do iOS, apesar de as vendas de iPhones terem crescido 25,6% em relação ao ano anterior, a subida foi mais lenta que o mercado em geral e a participação da Apple caiu de 14,4% para 12,9%.
Já o número de smartphones com sistema Windows Phone enviados para o retalho aumentou 156% entre o terceiro trimestre do ano passado e o mesmo trimestre deste ano.

Apesar do crescimento acentuado, a plataforma da Microsoft integrou apenas 9,5 milhões dos equipamentos postos à venda, valor que se traduz numa quota de mercado de 3,6%.

Mais de 90% dos telefones com Windows Phone são fabricados pela Nokia, cuja divisão de telefones móveis está atualmente em processo de aquisição pela Microsoft.

A BlackBerry, pelo contrário, viu a sua posição deteriorar-se ainda mais, com o envio de apenas 4,5 milhões de equipamentos para o retalho, apesar da introdução do novo sistema operacional BlackBerry 10. A quota baixou de 4,1% para os 1,7%.

No geral, o mercado de smartphones cresceu em média 39,9% entre julho e setembro. Globalmente, chegaram às lojas cerca de 261 milhões de telefones ao longo do trimestre, mais 79 milhões do que nos mesmos meses de 2012.

O preço médio de venda por smartphone, por sua vez, baixou 12,5% no trimestre, para os 317 dólares.

A Samsung mantém a liderança do mercado no que diz respeito às fabricantes, com uma participação de 31,4%, seguida da Apple com 13,1%.

Huawei, Lenovo e LG completam, por esta ordem, os restantes lugares do top 5, com quotas muitos próximas – respetivamente de 4,8%, 4,7% e 4,6%.

[caption] [/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.