Até agora o tablet da Apple tem estado ligado a muitas evoluções do iOS, o sistema operativo para os dispositivos móveis, mas agora a empresa decidiu separar a evolução das plataformas para iPhone e iPad, e criou o iPadOS.

E o que diferencia os dois sistemas operativos? Na prática o iPadOS é uma nova versão do iOS e o que muda é a forma como se interage com o sistema e as aplicações que está mais adaptado para explorar a dimensão do ecrã do iPad e garantir maior flexibilidade.

O novo sistema operativo acabou por ocupar uma parte significativa do keynote do WWDC 2019, com demonstrações detalhadas de novas visualizações do sistema de ficheiros, interação com a caneta e mais funcionalidades de deslizamento (slide up) que se estendem a várias aplicações.

O Split view foi também atualizado, com duas apps a poderem ser colocadas lado a lado, incluindo aplicações de terceiros, como o Word.

Apple WWDC 2019: iOS 13 está mais rápido e o Apple Watch tem novas funcionalidades
Apple WWDC 2019: iOS 13 está mais rápido e o Apple Watch tem novas funcionalidades
Ver artigo

E as novidades também se estendem à ligação a dispositivos externos, e por isso pode ligar pen disks e cartões SD diretamente ao iPad e até pode ligar diretamente uma câmara fotográfica, através de uma porta USB-C, se tiver um iPad Pro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.