Considerando que a Microsoft e a Google já lançaram os seus novos assistentes alimentados por IA generativa, pode ser uma questão de tempo até que a Apple apresente os seus planos para tornar o assistente virtual Siri mais inteligente. E o anúncio poderá acontecer durante o WWDC, segundo alguns rumores.

Segundo o 9to5mac, as funcionalidades de IA generativa do Siri vão oferecer maior personalização, assim como conversas mais naturais com o assistente. A IA vai atuar em outras vertentes dos smartphones, incluindo a melhoria na eficiência de gestão de ficheiros entre vários iPhones. E esta poderá ser uma oportunidade para a Apple oferecer um novo serviço de subscrição baseado no assistente com vertente criativa.

Esta não é a primeira vez que se fala nos planos da Apple para desenvolver um chatbot de IA generativa. A Bloomberg tinha referido no ano passado que a empresa estava a usar a ferramenta internamente, conhecida como Apple GPT. O desenvolvimento da tecnologia está a cargo de diferentes equipas de engenharia, tanto de IA, software e serviços de cloud para criar a infraestrutura para as novas funcionalidades. Os planos ainda não foram divulgados oficialmente, mas pessoas ligadas ao projeto apontam um anúncio durante 2024.

O facto da Apple chegar mais tarde a este novo negócio permitirá à empresa oferecer uma tecnologia mais madura e testada, uma estratégia que não impediu a gigante tecnológica de ter sucesso em outros produtos.

O 9to5mac acredita que o WWDC seja o palco ideal para o anúncio, uma vez que poderia comunicar diretamente com os developers que criam soluções de software para os seus equipamentos, um palco onde costumam ser demonstradas as funcionalidades de novas atualizações dos sistemas operativos. A entrada de soluções de IA, como o Apple GPT seria natural.

A Apple tem demonstrado muita cautela nos assuntos relacionados com a IA generativa. Terá sido mesmo suspenso na utilização interna e quando usado estava sujeito a condições e restrições, obrigando os trabalhadores a pedir uma autorização para usar a tecnologia.