A Apple está pronta para adotar a tecnologia USB-C num conjunto cada vez maior de produtos. A informação é avançada por Mark Gurman, analista da Bloomberg, que indica ainda que a empresa vai, já em 2024, transitar todos os seus acessórios sem fios, para o território do USB-C.

A confirmar-se, esta decisão colocará a boa parte dos produtos da Apple em concordância com a decisão da União Europeia em adotar o USB-C como carregador universal. Recorde-se que a lei comunitária vai obrigar todas as fabricantes tecnológicas a produzir smartphones, tablets e headphones com esta tecnologia, pelo que a partir de 2024, não será possível lançar, nos Estados-membros, novos modelos que não contem com USB-C. Em 2026, a diretiva vai passar a abranger computadores portáteis.

Gurman avançou, em maio, que a Apple teria começado a testar os primeiros iPhones USB-C e afirma agora que o iPhone 15 já contará com uma porta do género.

Apesar da transição, o analista sublinha ainda que o derradeiro objetivo da Apple passa por criar uma linha de equipamentos que suportem apenas o carregamento sem fios. Esta é uma possibilidade não visada pela lei europeia (abrange apenas tecnologias de carregamento com fios) e que pode permitir à Apple contorná-la.