O sistema terá sido desenvolvido pela própria Apple e será usado em lojas de aplicações, de retalho ou outras, transformando o iPhone num cartão de crédito. Pode ficar disponível já a partir do outono, de acordo com informações não confirmadas.



A segurança será uma das características chave da plataforma de pagamentos móveis que a Apple quer disponibilizar aos utilizadores do iPhone. A garanti-la estará a arquitetura Secure Enclave, desenhada pela Apple para o processador A7 usado no iPhone 5s.



Baseia-se nela a tecnologia de sensores Touch ID aí incluída, que veio permitir a identificação por impressão digital e que deverá continuar a ser trabalhada pela Apple para dar suporte à nova plataforma de pagamentos.



Adicionalmente, nos telefones será incluído um "elemento seguro", uma peça de hardware onde ficará guardada a informação sensível do cliente, como os dados da conta.



A notícia foi avançada pelo site The Information e garante que a Apple está a negociar com várias empresas de pagamentos eletrónicos com o objetivo de criar uma parceria para o lançamento do novo sistema que estenda a possibilidade de usar o iPhone como carteira virtual a um número alargado de lojas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico