Os anéis inteligentes parecem ser os próximos wearables a serem explorados pelas fabricantes. A Samsung está prestes a lançar o Galaxy Ring, um novo acessório que pretende fazer a monitorização de saúde do utilizador, 24/7, assim como o Oura Ring, um dos primeiros a apresentar a tecnologia. Mas A Apple também poderá estar a construir o seu poderoso anel inteligente, que segundo uma patente registada nos Estados Unidos tem funcionalidades avançadas.

O Apple Ring poderá controlar equipamentos da casa, como o televisor, computadores e outros equipamentos do ecossistema da empresa da maçã. Além disso mantém as funções de monitorização presentes na proposta da Samsung. A patente tem uma descrição bem elaborada, acompanhada com esboços que indicam que o utilizador não vai ter um, mas dois anéis inteligentes que se completam.

Veja na galeria imagens da patente do Apple Ring:

O segundo anel, descrito como Power Ring, transfere energia para o principal para que este se mantenha funcional. O anel pode ser equipado com um acelerómetro, giroscópio e magnetómetro para recolher informação dos movimentos dos dedos, tais como toques ou gestos. Estes gestos podem incluir o toque na recolha dos dados biométricos do utilizador. Outros sensores podem recolher dados do ambiente em redor, interações entre os anéis e outros equipamentos em redor. E ainda poderá incluir output háptico nessas interações.

A patente aborda ainda possíveis interações com equipamentos de realidade virtual e aumentada, tais como headsets ou óculos. Os anéis são dinâmicos, não sendo direcionados a um dedo específico da mão, podendo alternar entre o indicador ou polegar, ou ao mesmo tempo, o que pode indicar diferentes utilidades e formas de usar, refere a patente publicada na PatentlyApple.

O anel pode incluir comunicações NFT e ainda um microfone que reconhece comandos de voz ou outros sons que podem interferir com o contexto daquilo que o wearable está a fazer. Sugere ainda o suporte ao assistente Siri, que interage com os utilizadores através do anel. Apenas fica a dúvida se o output de som será de um altifalante microscópico no anel ou se utiliza auriculares compatíveis, por exemplo.

Os anéis inteligentes podem ser acessórios interessantes, se associarem a beleza estética com funcionalidades tecnológicas. No caso da Apple, a conjugação entre os diferentes anéis pode ser refrescante e abrir espaço a novas opções.