A data do Galaxy Unpacked é um pouco antecipada em relação ao que é habitual, mas há certezas de que na linha da frente estão as novas versões dos dobráveis Galaxy Z Fold e Z Flip, numa consolidação do formato que a Samsung tem liderado, mesmo com outras fabricantes a seguirem o mesmo estilo de smartphones que abrem para se transformarem em pequenos tablets ou que se dobram para modelos "de bolso".
A hora marcada para o início do Galaxy Unpacked é as 14 horas de Portugal continental e pode acompanhar tudo em direto com o SAPO TEK
TM Roh, responsável pela negócio móvel na Samsung Electronics, abriu o Galaxy Unpacked destacando a importância do Galaxy AI, que é uma inteligência que defende que deve chegar a todos, e por isso este ano deverá estar disponível em mais de 200 milhões de equipamentos Galaxy. "Suporta 16 línguas, mesmo sem internet", destaca o CEO da Samsung, que sublinha que a empresa está também a criar um ecossistema, com uma perspetiva de não deixar ninguém de fora.
Veja as imagens
A Galaxy AI alimenta dos novos dobráveis e wearables que a empresa está a lançar hoje, e a apresentação dos novos equipamentos começa com os indicadores de saúde, como o novo índice de energia processado pela IA com informação dos sensores.
Mas antes dos relógios é o Galaxy Ring que sobe a palco, com a capacidade de manter bateria por 7 dias e integrar vários sensores, para medir os dados mais relevantes. É inovação compacta mas para quem quer ter mais dados, o Galaxy Watch Ultra, com WearOS, vem trazer mais poder também em aventuras arriscadas. E que agora também pode detetar a Apneia de sono, uma condição que pode ter impactos negativos na saúde.
Há também novos Galaxy Watch7, em novos tamanhos, mas foi a confirmação do preço do Galaxy Ring que captou a atenção, com um PVP de 399 dólares, mas sem referência a data de chegada ao mercado.
Mesmo o novo Galaxy Ring não ofusca as "estrelas" do Unpacked, os novos dobráveis. Na apresentação estão a ser detalhadas as novas funcionalidades de IA do Galaxy Z Fold6, para criar conteúdos, azer pesquisas com o Circle to Search ou transformar rabiscos em desenhos, com o Sketch to image.
A plataforma que suporta o Z Fold6 tem um NPU 42% mais potente do que a geração anterior e para garantir que o equipamento não aquece mais do que deve, a Samsung aumentou a câmara de vapor para maior refrigeração.
A câmara de vapor é uma das novidades do Z Flip6, que a Samsung diz que é o mais poderoso de sempre, com mais funcionalidades inteligentes e características de forografia semelhantes ao S24. A Flex Window é agora mais útil com sugestão do Gemini AI e personalização de efeitos das imagens e walpapers adaptáveis no ecrã exterior.
Os novos auriculares Buds3 e Buds3 Pro estiveram também em destaque durante a apresentação, com as várias funcionalidades dos novos equipamentos a serem destacados, e a evolução do ajuste da qualidade de som e da adaptação ao ouvido, com EQ adaptativo e ANC, assim como resistência a água e pó e certificação IP57.
A fechar a apresentação, TM Roh voltou a palco para reafirmar o entusiasmo com o Galaxy AI e a forma como está a transformar a experiência dos utilizadores, prometendo mais novidades em breve. "Acreditamos que a IA deve dar poder às pessoas na sua vida do dia a dia e a tecnologia deve adaptar-se a si e não ao contrário".
Veja o vídeo da Samsung sobre os novos Z Fold6 e Z Flip6
O que já se sabe sobre o Galaxy Unpacked
Este ano o palco de lançamento é a cidade de Paris, em França, e a ligação é clara aos Jogos Olímpicos que se aproximam. No post onde divulgou a data, a Samsung não adianta detalhes, mas detalha que a Inteligência Artiicial está no centro do anúncio.
"A próxima fronteira do Galaxy AI está a chegar", refere a empresa, convidando a descobrir a nova série de Galaxy Z e o ecossistema, com as novas possibilidades da inteligência artificial.
Não é garantido que o Galaxy Ring faça parte da lista de anúncios, mas esse é um dos lançamentos mais antecipados, com mais rumores a indicar que deverá conseguir medir o ritmo cardíaco, o stress e a temperatura dos utilizadores, e também prever os ciclos menstruais.
Os rumores sobre a nova geração de dobráveis têm apontado para a possibilidade da Samsung lançar versões mais baratas de um dos dobráveis, que foi apontado com o nome de Fold A, mas a empresa já veio desmentir essa possibilidade.
No entanto, o modelo Galaxy Z Fold6 poderá ser mais caro do que a versão anterior. A introdução de novas funcionalidades baseadas em IA poderá justificar o aumento dos preços dos equipamentos, cujo modelo de 1 TB pode chegar aos 2.259 dólares, com uma média de aumento de 100 dólares em cada nova versão com mais armazenamento.
Veja as imagens não oficiais que surgiram de novos modelos Galaxy Z Fold6
(em atualização)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários