Em dezembro, a Apple foi obrigada a colocar as vendas de alguns modelos de smartwatch em pausa devido a um conflito de patentes, nos Estados Unidos. Os modelos em causa foram o Apple Watch Series 9 e Ultra 2, em concreto a violação de patentes tecnológicas relativas a funcionalidades de medição de oxigénio no sangue. A Apple perdeu em tribunal contra a Masimo, empresa especializada no design e produção de tecnologia médica.

Em 2021, a Masimo avançou com um processo contra a Apple, acusando-a de violar os direitos de patentes relacionadas com a sua tecnologia de oxímetros de pulso. Depois de ter perdido em tribunal, a Apple aplicou um recurso, mas não está a esperar pela decisão. A gigante da maçã já começou a modificar os modelos em questão para contornar a proibição, caso perca o recurso.

Vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 colocadas em pausa nos EUA devido a disputa de patente
Vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 colocadas em pausa nos EUA devido a disputa de patente
Ver artigo

Segundo a Bloomberg, ao ter redesenhado os relógios e removido a tecnologia que gerou a disputa de patentes, a Apple contornou a questão. Esta opção foi aprovada no dia 12 de janeiro pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Este ajuste vai permitir à Apple manter os modelos dos smartwatchs no mercado.

De notar que o período do apelo poderá demorar mais de um ano, o que significaria que estes modelos não poderiam ser vendidos. Enquanto se espera pelos resultados, a Apple pode continuar a vender os smartwatchs modificados. Apesar de ainda não poder declarar uma vitória total, a Masimo disse que a decisão da Apple em redesenhar os modelos sem a tecnologia de oxímetros representa um passo positivo da empresa a assumir a infração. “É especialmente importante que uma das maiores e mais poderosas empresas respeitem os direitos de propriedade intelectual das pequenas empresas e adotem as medidas da ITC quando apanhadas a infringir”, é referido em comunicado da empresa na Bloomberg.

Embora os smartwatchs continuem à venda, a ausência da funcionalidade de medição da pressão sanguínea pode levar a uma redução na procura dos modelos da Apple.