O Apple Watch tem uma nova funcionalidade que ajuda a identificar sinais de apneia do sono moderados e severos. No Canadá esta função obteve uma licença de Equipamento Médico atribuída pela Health Canada.

A apneia do sono é uma perturbação respiratória relacionada com o sono que consiste na cessação do fluxo respiratório por mais de 10 segundos e mais de cinco vezes por hora devido ao colapso da via aérea superior, explica informação médica. Esta condição afeta mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e, geralmente, não é diagnosticada, diz a Apple em comunicado. Não tratada, a apneia do sono acarreta riscos acrescidos de hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

Clique nas imagens para mais detalhe:

Para detetar a apneia do sono, o Apple Watch utiliza o acelerómetro para monitorizar pequenos movimentos no pulso associados a interrupções nos padrões respiratórios normais. Estes são medidos pela nova métrica “Distúrbios Respiratórios”, do Apple Watch. Os utilizadores podem depois verificar os seus distúrbios respiratórios noturnos na aplicação Saúde no iPhone ou iPad. Pode ainda ver relatórios para um mês, seis meses ou um ano.

A cada 30 dias, os dados relativos aos distúrbios respiratórios são analisados e a funcionalidade alerta o utilizador “se apresentar sinais consistentes de apneia do sono moderada a grave”, para o utilizador poder falar com o médico sobre os passos seguintes, incluindo um possível diagnóstico e tratamento. A notificação inclui ainda materiais educativos sobre a importância de procurar tratamento e um .pdf com três meses de dados de perturbações respiratórias, detalhes da notificação e informações adicionais.

O algoritmo de notificação de apneia do sono foi desenvolvido com aprendizagem automática avançada e um extenso conjunto de dados de testes de apneia do sono de nível clínico. A funcionalidade foi depois validada num estudo clínico, em que todos os participantes identificados pelo algoritmo tinham, pelo menos, apneia ligeira do sono.