Lançado em 2014, o Apple Watch é uma categoria de produtos da Apple com grande sucesso, sendo atualizado anualmente com novas funcionalidades. Ainda assim, o seu design não muda desde a quarta geração lançada em 2018. Tudo pode mudar com o lançamento do Apple Watch X, apenas previsto para 2024, em forma de comemoração do décimo aniversário do produto.

Segundo o especialista em assuntos da Apple da Bloomberg, Mark Gurman, a nona geração do smartwatch a ser introduzido no mercado este ano também não vai oferecer novidades de relevo no seu design, com a equipa a focar-se no Apple Watch X, este sim, a maior remodelação da categoria até à data, disse na sua newsletter.

Pelas informações que o especialista recebeu, os designers da Apple estão a trabalhar para tornar o relógio mais fino. Além disso, estão a explorar um novo formato de encaixe do smartwatch nas braceletes. É referido que o pequeno aparelho deverá trocar o mecanismo de tranca da bracelete, que se mantém constante ao longo de gerações, o que permite uma compatibilidade entre modelos antigos e novos. No entanto, este sistema ocupa um espaço considerável que os designers poderiam aproveitar para preencher com uma bateria maior ou outros componentes.

Veja na galeria o modelo qual Apple Watch Ultra:

Uma das hipóteses que está a ser estudado é uma nova bracelete com um mecanismo de suporte magnético. As fontes de Mark Gurman ainda não sabem se este mecanismo estará pronto para ser utilizado com o Watch X. Além de mais fino e com novo sistema de bracelete, este modelo poderá também trocar os atuais ecrãs OLED por microLED, atualmente a tecnologia topo de gama em displays, garantindo mais cor e brilho.

Espera-se ainda que o modelo inclua um sensor de monitorização da pressão sanguínea, para funcionar juntamente com o batimento cardíaco, de sono e deteção de oxigénio no sangue, disponíveis nos relógios inteligentes atuais da Apple.

Antes da edição do décimo aniversário, a Apple deverá lançar em setembro o Watch Series 9, com o maior destacado apontado à introdução de um novo processador. Desde 2020, com o lançamento do Watch 6 que a Apple não renova o CPU do equipamento.