A Walmart é a maior cadeia de retalho nos Estados Unidos, mas tem vindo a apostar no campo online, procurando responder à expansão agressiva da Amazon na área das vendas de "mercearia". Em causa estão as compras online com as entregas disponíveis no conforto da casa.

Embora procure modernizar-se na oferta em todos os segmentos, a empresa não quer descurar o espaço que domina e pretende continuar a expandir as suas lojas com tecnologia inovadora, segundo algumas patentes registadas. A primeira diz respeito a um carrinho de compras que pode ajudar os clientes a encontrarem os produtos nas prateleiras. Não sabe onde está o arroz ou os ovos? É deixar-se levar pelo “veículo inteligente”.

Os dispositivos wearable também poderão ser eficazes durante as compras, sobretudo para encontrar funcionários das diferentes áreas quando precisa de ajuda. E que tal puxar do seu smartphone e chamar um drone, que o guiará a algum item específico que esteja à procura?

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Outra patente parece focar-se na gestão interna das lojas, utilizando sensores nos produtos colocados nos carrinhos capazes de comunicar com as respetivas prateleiras, ajudando a gerir os stocks. Por fim, segundo uma última patente registada, a cadeia de supermercados poderá estar a pensar numa eventual frota de carros autónomos para entrega de compras.

Sem dúvida que a tecnologia está a expandir-se em áreas com grande impacto no quotidiano das pessoas, ainda que algumas ideias não passem do papel. É de recordar que ainda há poucos dias a Walmart adicionou uma patente para sistemas e métodos de polinização de cultivos por via artificial, ou melhor, pequenas abelhas-drone…