A Asus revelou a sua nova geração de smartphones ZenFone, com o lançamento de dois modelos, a versão compacta ZenFone 8 e o Flip. Este segundo mantém o mesmo sistema de câmara rotativa das mais recentes gerações, enquanto que o outro tem o habitual punch-hole com câmara para selfie.

S.Y. Hsu, co-CEO da Asus começa o evento por salientar a inovação da sua câmara rotativa, oferecendo mais espaço de ecrã, e a qualidade de imagem. Mas sem muitos rodeios começa por revelar oficialmente o ZenFone 8, na sua versão compacta. A fabricante afirma que à primeira vista parece um smartphone convencional, mas a empresa salienta que cada vez menos os smartphones são utilizados para fazer chamadas, mas para navegar na internet.

E apesar de haver modelos compactos, a empresa espera oferecer um modelo ergonómico, sem compromissos. A empresa fez muitas simulações considerando a distância que o polegar percorrer, mas também o tamanho ideal para caber no bolso, por isso, a nova proposta tem 5,9 polegadas. Mas como tem molduras muito finas, a área parece maior. Tem duas cores, preto e branco.

Mas a empresa lembra que o tamanho não significa que seja um smartphpone budget, e apresenta um Snapdragon 888 da Qualcomm como processador, uma bateria de 4.000 mAh com carregamento rápido a 30W, dentro de um chassis compacto: poderoso e otimizado para ser usado com apenas uma mão. Tem 16 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento interno.

A Asus diz que o equipamento utiliza o System Perfomance Manager que permite aos utilizadores mudar de alta performance do equipamento para o modo poupança, mediante a utilização. E a bateria mantém a tecnologia que gere o seu tempo de vida, com programação para se desligar para não sobrecarregar de noite. O ecrã AMOLED de 120 Hz é protegido pela tecnologia Gorilla Glass Victus. Tem 1.100 nits de brilho e compatibilidade de cor Delta<E. Tem a certificação IP68 para resistência à água, caso entorne alguns salpicos ou chuva.

Quanto ao módulo de câmara, tem um sensor principal Sony IMX 686 de 64 MP. Tem ainda uma grande angular de 12 MP com o sensor da Sony IMX 363. Tem também um sensor IMX 663 da Sony de 12 MP para selfies.

Outra “novidade” do ZenFone 8 é o regresso do jack 3,5 mm para ligar auscultador com fios. Tem o Cirrus Logic CS 35L45 para oferecer uma qualidade áudio superior. E o seu software AudioWizard regressa com diversas opções para os audiófilos mais puristas.

Zenfone 8 Flip

Como seria de esperar, a Asus revelou o Zenfone 8 Flip, com uma dobradiça mais resistente em 50% que o anterior. Tem duas cores preto e cinzento. Também tem um processador Snapdragon 888, suporta Wi-fi 6e. Tem um ecrã de 1.000 nits, a 90Hz e 1 ms de resposta. Tem uma bateria de 5.000 mAh, com otimização de performance e boost de carregamento rápido.

Tem 2 slots Sim e mais um extra para SD Card. Pode fazer mute em cada um dos cartões, os utilizadores escolhem onde querem receber os dados.

O módulo das câmaras mantém os três sensores, sendo o principal de 64 MP, uma lente telefoto de 8 MP e uma macro de 12 MP. É ainda avançado que as câmaras conseguem gravar vídeo a 8K. Tal como os modelos anteriores, a rotação da câmara permite obter fotos panorâmicas automáticas. E tem diversos ângulos pré-definidos, oferecendo a mesma qualidade tanto para fotos convencionais como selfies, porque é a mesma lente. Promete ainda colocar todo o grupo de amigos na fotografia pela maior área da grande angular. Os zooms são também automáticos, permitindo manter os objetos em movimento no ecrã. E tem um modo para mostrar objetos em vlogs, trancando o foco, semelhante ao que a Sony ZV-1 faz com a sua câmara de vlogging.

Quanto a preços, o ZenFone 8 6/128 GB começa nos 599 euros. O equipamento tem três configurações de memórias, com 8/128 e 8/256 GB. A versão ZenFone 8 Flip com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno chega às lojas por 799 euros. A empresa não adianta datas de lançamento, prometendo para breve.

Em antevisão

Nos anteriores rumores, foi referido que o Zenfone 8 Flip apresenta um módulo rotativo de 180 graus para que a câmara principal também sirva para captar fotografias selfie. A vantagem, mais uma vez, é ter a mesma qualidade fotográfica em qualquer situação, assim como um ecrã totalmente limpo de notches ou buracos para a lente. Já o ZenFone 8 tem um design tradicional, com um punch-hole no ecrã para a câmara frontal e um módulo retangular traseiro para os sensores fotográficos.

O ZenFone 8 Flip poderá ter um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas, com uma taxa de refrescamento de 90 Hz. O smartphone utiliza um processador Snapdragon 888 da Qualcomm, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Tem uma bateria de 5.000 mAh e suporta carregamento rápido a 30W. O módulo das câmaras mantém os três sensores, sendo o principal de 64 MP, uma lente telefoto de 8 MP e uma macro de 12 MP. É ainda avançado que as câmaras conseguem gravar vídeo a 8K.

Já o Zenfone 8 apresenta um ecrã mais pequeno, de 5,92 polegadas e mantém as mesmas configurações de hardware, ou seja, o Snapdragon 888, 8 GB de RAM, mas tem menos armazenamento interno, 128 GB. Na traseira tem apenas duas câmaras, uma principal de 64 MP e uma macro de 12 MP, igualmente capazes de gravar vídeo a 8K. Tem uma bateria mais limitada, de 4.000 mAh também com carregamento rápido a 30W.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informações. Última atualização 18h52.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.