Destinada a modelos mais antigos, a mais recente atualização de software da Samsung parece ter causado mais danos do que benefícios. Relatos nas redes sociais, nomeadamente no Reddit, indicam que, após a instalação, os telefones estão a “crashar” e a forma de recuperação mais rápida pode implicar a perda dos dados guardados nos telefones.

Os modelos reportados incluem a série Galaxy S10 (S10, S10+, S10e, S10 Lite, S10 5G), Galaxy Note 10 (Note 10, Note 10+, Note 10 5G), a par dos Galaxy M51 e Galaxy A90. Os utilizadores afetados afirmam que os dispositivos entram num ciclo de reinício contínuo (bootloop), sem conseguirem ligar-se completamente, avança o 9toGoogle.

O problema parece estar relacionado com uma falha na atualização do Samsung SmartThings Framework, em vez de uma atualização completa do sistema. Como os telefones não conseguem reiniciar, não é possível reverter a atualização diretamente através do software.

A única solução rápida para que os modelos recuperem é fazer uma reposição de fábrica, através do modo de recuperação do Android, mas tal resulta na perda de todos os dados guardados no dispositivo.

A Samsung já retirou a atualização e quem ainda tem os seus telefones funcionais é aconselhado a desativar as atualizações automáticas e a fazer backup dos dados importantes, como medida de precaução.

O incidente surgiu num momento em que a fabricante sul-coreana tem vindo a melhorar o suporte aos modelos mais antigos, nota o 9toGoogle.