A BlackBerry tem estado a analisar várias possibilidades para o futuro da empresa, mas isso não impede a tecnológica de "cumprir calendário" e de lançar um novo smartphone. O BlackBerry Z30 é semelhante no aspeto ao Z10, mas as especificações foram melhoradas em comparação com esse modelo.

O ecrã é Super AMOLED de cinco polegadas com uma resolução de 1.280x720 píxeis, uma evolução em tamanho mas que representa uma perda de qualidade na quantidade de píxeis por polegada. A empresa canadiana não quis mexer na resolução para não criar uma fragmentação das poucas aplicações que já existem no BlackBerry World.

O processador evoluiu para um Snapdragon S4 Pro de dois núcleos a 1,7Ghz, a memória RAM é de 2GB e a unidade de processamento gráfico é uma Adreno 320 - semelhante à que existe no Nexus 4 da Google. O armazenamento interno é de 16GB, mas pode ser aumentado através de cartão microSD.

Existe conetividade Bluetooth 4.0, suporte para redes 4G e uma bateria de 2.880 mAh para suportar todas as exigências. Destaque para o facto de a bateria não ser removível, ao contrário do que acontecia no BlackBerry Z10.

[caption]BB Z30[/caption]

A nível de software a empresa também apresentou algumas novidades que estão incluídas no BB OS 10.2, como o BlackBerry Priority Hub, uma versão do agregador de mensagens que destaca os conteúdos recebidos mais importantes para o utilizador. A nova versão do software também vai permitir aceder a uma pré-visualização das mensagens recebidas logo no ecrã de desbloqueio do telemóvel.

O BlackBerry 10.2 vai ficar disponível para o Z10, Q10 e Q5 durante o mês de outubro, segundo escreve o Engadget.

Para Portugal ainda não há uma data e um preço de comercialização definidos, mas o mercado nacional deve receber o novo smartphone ainda antes do Natal. O Reino Unido está entre os primeiros mercados a ter acesso ao Z30, o que vai acontecer já na próxima semana.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.