A mudança para a plataforma Android será um reconhecimento de que mesmo a sua linha renovada de equipamentos falhou os objetivos de recuperar popularidade juntos dos utilizadores, adiantaram as fontes citadas pela agência noticiosa.

A empresa canadiana tem enfrentado dificuldades com o descrédito da sua plataforma de software, depois de ter conseguido dominar sobretudo entre os utilizadores empresariais.

A quota de mercado do BlackBerry 10 é agora inferior a 1% e o CEO da empresa já se tinha insurgido contra o domínio de outros sistemas operativos que afirmava estarem a sufocar a concorrência. Agora a estratégia parece ser "se não consegues vencê-los junta-te a eles".

Ainda em março, no MWC em Barcelona, a BlackBerry tinha apresentado um novo equipamento, o BlackBerry Leap que vai chegar ao mercado ainda durante 2015 e que é o sucessor espiritual do BlackBerry Torch, mostrando que a empresa está apostada em inspirar-se no passado para tentar conquistar novos utilizadores.

Não é claro se a utilização do sistema operativo Android poderá ditar o fim do BB10, o sistema desenvolvido pela empresa, ou se equipará apenas alguns dos terminais da marca.

A Reuters adianta que a BlackBerry poderá usar o Android num novo smartphone em formato de slide que deverá ser anunciado no Outono, combinando um ecrã tátil com o "tradicional" teclado que se tem mantido como um aspecto distintivo da marca.

Nos últimos meses a companhia canadiana tem feito alguns anúncios que mostram uma tentativa de fazer a ponte com os sistemas operativos mais populares, mas ao mesmo tempo fez cortes na unidade de desenvolvimento de smartphones, reduzindo o número de colaboradores para 6.225 mil em fevereiro quando em 2011 o número de pessoas envolvidas nesta unidade era superior a 17.500.

Quando divulgou os últimos resultados a BlackBerry avisou ainda que estavam previstos mais cortes, mas sem adiantar números.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.