O Blackphone promete um novo nível de segurança, privacidade das comunicações e controle por parte do utilizador, sendo suportado por uma joint venture localizada na Suíça e que junta os esforços das duas empresas.

O sistema operativo de base é o Android, mas numa versão especial que recebeu o nome de PrivatOS e que deve assegurar a independência em relação a fornecedores e operadores. O enfoque é colocado na segurança das chamadas, mensagens e transferência de ficheiros, e mesmo vídeo chats.

Numa altura em que a privacidade das comunicações é cada vez mais posta em causa, sobretudo depois das revelações de Edward Snowden em relação ao sistema montado pela NSA, a Blackphone quer capitalizar o interesse dos utilizadores em proteger os seus dados, e garante que todo o sistema está desenhado e configurado para o fazer.

[caption]Blackphone[/caption]

O dispositivo vai ser apresentado em Barcelona no Mobile World Congress, marcado para final de fevereiro, e vai estar disponível para encomendas, mas hoje já foram divulgados alguns dados relevantes.

A joint venture entre a Geeksphone e a Silent Circle são a base de credibilidade para o projeto ainda antes do produto chegar ao mercado. A empresa espanhola Geeksphone lançou um telemóvel Android de marca própria em 2009 e que no ano passado fez também o mesmo com um smartphone FirefoxOS, enquanto a Silent Circle mantém uma plataforma de comunicação cifrada e foi fundada por Mike Janke, antigo Navy SEAL, e Phil Zimmermann, um nome bem conhecido pelo trabalho na encriptação de dados.

Em comunicado Phil Zimmermann explica que o lançamento de um smartphone seguro é o culminar da sua carreira e que o Blackphone vai garantir as mesmas funcionalidades esperadas num smartphone de topo de gama, mas também maior controle e privacidade das comunicações.

O preço do telemóvel não foi divulgado mas quem quiser pode já ter ideia do valor de mensalidade do serviço da plataforma de comunicações da Silent Circle, que parte dos 9,95 dólares por mês.

No vídeo abaixo os criadores do Blackphone partilham a visão que levou ao desenvolvimento do conceito.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.