A BQ continua a apostar forte no mercado de smartphones. Pouco tempo depois de ter colocado Portugal na rota do Android One e de ter refrescado a linha Aquaris com os modelos da série M, a tecnológica espanhola apresentou um novo dispositivo. O Aquaris X5 é o primeiro da marca a ter elementos de construção em metal. Não é todo o telemóvel, apenas a estrutura lateral, mas marca um avanço relativamente ao que a empresa tem vindo a desenvolver neste segmento. 

A alteração do método de construção vem acompanhado de retoques no design, querendo isto dizer que o X5 apresenta linhas mais arredondadas, seguindo uma tendência que tem sido seguida pela HTC, Apple ou Samsung, por exemplo. A BQ também decidiu redesenhar os botões capacitivos do telemóvel, colocando agora o logótipo da marca em grande destaque na parte inferior do dispositivo.

Ao nível de especificações o smartphone apresenta um ecrã HD de 5 polegadas com tecnologia Quantum Color+, processador Snapdragon 412 de quatro núcleos a 1,4Ghz, sensor fotográfico de 13 megapíxeis, redesenhado sistema de som Dolby Atmos com suporte para áudio em três dimensões, suporte para dois cartões SIM e para redes 4G. 

A bateria do Aquaris X5 é de 2.900 mAh e deverá garantir 12 horas de vídeo ou 40 horas de reprodução áudio. 

O smartphone vai ficar disponível em novembro e estes são os preços:

Aquaris X5 16GB e 2GB de RAM: 229,90 euros
Aquaris X5 32GB e 2GB de RAM: 249,90 euros
Aquaris X5 32GB e 3GB de RAM: 269,90 euros 

Ao nível de software o equipamento vem com o Android 5.1.1, tendo sido prometida a atualização para o Android 6.0 'Marshmallow', mas sem que tenha sido revelada uma janela de tempo concreta.

Um novo tablet a tempo do Natal
Numa altura em que a cabeça de muitos consumidores já começa a pensar nas prendas de Natal, a BQ apresentou uma nova proposta: o Aquaris M10, que vai estar disponível em duas versões. 

 

A grande novidade está no redesenho do aspeto do equipamento relativamente ao Aquaris E10. Estes novos tablets têm o mesmo material e o mesma sensação ao toque que já existe na linha de smarpthones Aquaris M. 

O Aquaris M10 HD tem um processador MediaTek de quatro núcleos a 1,3Ghz, unidade gráfica com uma velocidade de relógio de 520Mhz, 16GB de armazenamento, 2GB de RAM, sensor fotográfico de cinco megapíxeis com uma abertura de f/2.4 e capacidade de gravação em Full HD. O preço começa nos 229,90 euros e estará disponível em novembro. 

Já o Aquaris M10 Full HD tem um processador MediaTek de quatro núcleos a 1,5Ghz, GPU a 600Mhz, câmara fotográfica principal de oito megapíxeis com abertura f/2.2 e também com gravação em Full HD. Este modelo terá 2GB de RAM e estará disponível em versões de 16 ou 32GB de armazenamento. O preço começa nos 259,90 euros e também chegará ao mercado no próximo mês.

Rui da Rocha Ferreira
Nota de redação: notícia atualizada com mais informação e imagens dos produtos