A organização responsável pelo sistema operativo Ubuntu em todas as suas variantes está a pedir numa campanha de financiamento colaborativo 32 milhões de dólares para construir o Ubuntu Edge, o primeiro smartphone de marca própria. A Canonical está a pedir o equivalente a um pouco mais de um milhão de dólares por dia.

O valor requerido está associado à produção de um equipamento que vai ter especificações topo de gama a nível de funcionamento, já que a ideia da Canonical para este dispositivo é criar o verdadeiro "computador de bolso".

[caption]Ubuntu Edge[/caption]

Partindo do princípio de convergência que a empresa introduziu na apresentação do Ubuntu para dispositivos móveis, o Edge vai funcionar como smartphone e como computador sempre que é ligado a um ecrã externo. Desta forma os utilizadores podem ter sempre o computador em ambiente Ubuntu acessível ao mesmo tempo que têm um smartphone com acesso a milhares de aplicações.

O grande volume de apps vem da dupla de sistemas operativos móveis que o equipamento vai trazer de origem: Ubuntu OS e Android. O utilizador vai poder escolher que sistema operativo quer usar no arranque, e mesmo a partir do Android, vai ser possível transpor o ambiente desktop Ubuntu para um ecrã externo.

"A convergência é o futuro da computação", assevera o fundador da Canonical no vídeo de apresentação do projeto.

O Ubuntu Edge vai ter um ecrã de 4,5 polegadas com uma resolução de 1280x720 píxeis, processador multi-núcleos, 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. O smartphone promete ainda suporte para redes LTE e NFC, além de garantir a conetividade a uma vasta gama de dispositivos através da saída MHL.

O telemóvel vai ter duas câmaras, sendo que a traseira vai ser de oito megapíxeis com capacidade de captação de imagens em condições de baixa iluminação.

Os 32 milhões de dólares pedidos têm que ser doados nos próximos 31 dias. Só os financiadores que desembolsarem 830 dólares, cerca de 630 euros, é que vão poder ter acesso ao equipamento numa primeira fase. Existe uma versão mais barata de 600 dólares e que só vai estar disponível nestas primeiras 24 horas de vida da campanha.

Nos primeiros sessenta minutos do projeto no Indiegogo foram angariados mais de 120 mil dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.