A fibra de carbono está a ser utilizada na construção de equipamentos tendo em vista a sua resistência, mas também a leveza do material. Recentemente, a Vaio revelou o seu novo modelo Vaio Z, avançado como o portátil mais leve do mundo. Desta vez é a Carbon Mobile que vai lançar no mercado o Carbon 1 MKII, reclamando para si o mais leve smartphone do mercado. Este é igualmente construído em fibra de carbono e será 30% mais leve que um smartphone convencional, diz a empresa. O modelo foi construído com menos de 5% de plástico, tendo em vista o uso de materiais alternativos e mais sustentáveis.
Nesse sentido, o Carbon 1 MKII pesa 125 gramas e tem 6,3 mm de espessura, sendo complementado com materiais compostos para resolver problemas de conetividade. Esse material híbrido chama-se HyRECM (Hybrid Radio Enable Composite Material), uma tecnologia que a empresa refere como inovadora para o sector. A empresa explica que a fibra de carbono, para além das suas propriedades resistentes e leves, é igualmente um condutor eletromagnético, o que bloqueia o sinal, daí a atuação da tecnologia HyRECM.
Pelas suas características, o smartphone passa por fases de produção feitas à mão. A empresa salienta, no entanto, que os primeiros designs de 2017 eram produzidos em três horas, mas atualmente a sua evolução permite fabricar cada unidade em 30 minutos, chegando ao ponto da produção em massa para que tenha a capacidade de competição. A empresa refere que cada modelo do Carbon 1 MKII é único, chegando ao mercado ao preço de 799 euros.
A acompanhar o chassis de fibra de carbono, o smartphone conta também com a tecnologia Corning Gorilla Glass 7 para o seu ecrã AMOLED de 6 polegadas. No interior, o equipamento é alimentado por um processador de oito núcleos Helio P90 da MediaTek, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Tem um alinhamento duplo de câmaras na traseira de 16 MP e um sensor frontal para selfies de 20 MP.
O smartphone tem o Android 10 como sistema operativo, mas será atualizado com o Android 11 quando estiver disponível. A empresa garante ainda atualizações do seu sistema operativo, assim como constantes patches de segurança no futuro.
O Carbon 1 MKII já está disponível para pré-compra no seu website oficial, com entrega prevista para o fim de março.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários