Depois da Sony ter vendido o seu negócio de computadores portáteis, a Vaio deixou de ser um modelo para se transformar numa marca autónoma. A fabricante acaba de revelar o Vaio Z, aquele que pretende ser o portátil mais leve do mundo com um processador da Intel da série H. Isto porque nas suas características encontra-se um design moldado em 3D com fibra de carbono, prometendo ser robusto e durável. A empresa destaca mesmo ser a primeira a conseguir produzir em massa modelos tridimensionais com este material, com as suas fibras alinhadas numa única direção, tecnologia até aqui utilizada na indústria de automóveis de corrida.

A acompanhar o seu design de luxo, a marca apetrechou o portátil com componentes de topo, ainda que ofereça quatro configurações possíveis. Já pode fazer a pré-encomenda no seu website oficial, com lançamento previsto em março, e o modelo mais barato custa 3.579 dólares e o mais caro 4.179 dólares. No seu interior encontra-se o processador Intel Core de 11ª geração, o novo GPU Intel Iris Xe Graphics, e um ecrã LCD de 14 polegadas com resolução de 4K, sem painel tátil.

Nas diferenças de preço estão as configurações de memória e armazenamento. A versão mais barata tem 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno PCIe SSD. Já o modelo de topo conta com 32 GB de memória e 2 TB de armazenamento PCIe SSD. Todos os modelos têm uma bateria para uma duração de 10 horas, segundo a marca. E suportam Wi-fi 6 e Bluetooth 5.1. Não é referido se tem 5G.

Outras características do portátil passam pelas colunas Dolby Audio e a capacidade de abrir o equipamento até 180 graus para facilitar a colaboração. Tem ainda atalho para desligar o microfone e um fecho para a câmara.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.