Mesmo com uma edição mais limitada pelas restrições da pandemia da COVID-19, a CES 2022 promete ser um poço cheio de novidades para a tecnologia, e algumas já começaram a ser divulgadas. à semelhança do que aconteceu noutros anos, a TCL traz à feira de Las Vegas um conjunto alargado de novos produtos, alguns dos quais vão chegar em breve a Portugal. A conferência que está a decorrer tem várias novidades, algumas das quais o SAPO TEK já teve acesso antecipado.
O primeiro portátil Windows direcionado à educação
O TCL BOOK 14 Go é uma das novidades mais interessantes de entre o portfolio de produtos que a TCL revelou mas ainda não há garantia de que vai chegar a Portugal. É um portátil Windows 11, pensado para estudantes e jovens profissionais, com um design muito portátil e um ecrã que tira partido da experiência da marca nos displays. O ecrã é de 14,1 polegadas e pesa apenas 1,3 kgm, com uma espessura bastante reduzida, de 13,95 mm na parte mais estreita.
A ligação ao 4G e a capacidade de bateria são dois dos pontos salientados pela TCL, que integrou uma plataforma Snapdragon 7c e diz que a vida útil da bateria pode chegar até 12 horas.
Stefan Streit, CMO da TCL Communication, adiantou numa conferência com alguns jornalistas ainda antes da CES que a aposta na educação é uma estratégia relevante da TCL e que o objetivo é ter mais produtos nesta área, com funcionalidades e características que promovam a aprendizagem.
Nesta linha a TCL apresentou também o TCL NXTPAPER 10s, que aplica a mesma tecnologia de ecrã semelhante à experiência de leitura em papel, reduzindo a emissão da luz azul e protege a vista, sem comprometer a qualidade de imagem. O tablet vem acompanhado da caneta T Pen e a bateria de 8000mAh permite mais de um dia de utilização.
O tablet TCL NXTPAPER 10s vai chegar ao mercado nos primeiros meses de 2022 e tem um preço de venda a público de 299 euro.
Há ainda dois novos tablets, o TAB 8 5G e o TAB 10L, modelos mais acessíveis com design em linha com os modelos anteriores da marca. O TCL TAB 10L tem um ecrã imersivo que dá mais brilho ao entretenimento ou a tarefas profissionais e de educação, enquanto o TAB 8 5G prima pelo facto de ser mais compacto. Ambos vão estar à venda em Portugal, sendo que o TAB 10L chega já em março por 159 euros, e o o TAB 8 4G só estará à venda no segundo trimestre por um preço de 149 euros.
Para as crianças a TCL revelou ainda três tablets específicos, o TKEE MINI, MID e MAX, com ferramentas preparadas para os mais novos e tecnologia de proteção contra quedas. Os tablets trazem uma caneta para que as crianças possam escrever e desenhar.
Ainda não há confirmação da data de chegada a Portugal, mas este lançamento está acompanhado do novo serviço TCL Kids que conta com livros de histórias infantis em várias línguas, incluindo o português, e mais de 20 mil vídeos.
Telemóveis, tablets e hub com 5G "para todos"
A marca tem vindo a promover o conceito de 5G para todos, com o lançamento de modelos de smartphones e tablets mais acessíveis, e na CES a TCL apresentou a nova série TCL 30, com modelos exclusivos para os EUA, que ainda não vão chegar à Europa. Mais interessante para o mercado europeu é o lançamento do TCL TAB 10s 5G.
O tablet deve chegar a Portugal ainda este ano, mas sem data confirmada. A acompanhar este lançamento estará também o LINKHUB 5G, um router 5G com Wi-Fi 6 e suporte para até 256 utilizadores, tonando-o ideal para casa e para o escritório.
Uma nova geração de óculos inteligentes
Entre as novidades está a segunda geração dos seus óculos Wearable Display Glasses, NTWEAR AIR, onde a portabilidade e conforto estão em destaque. Os novos óculos têm menos 30% do peso e maior conforto de utilização que a geração anterior, resultando no derradeiro wearable para entretenimento e produtividade.
Os óculos permitem assistir a conteúdo multimédia, jogar e trabalhar com a experiência de um ecrã mais privado e de dimensão maior, simulando um ecrã de 140 polegadas a 4 metros de distância.
Durante a apresentação a TCL revelou ainda um novo conceito de óculos inteligentes, mais futurista, os XR Glasses que mostram a ambição da empresa nesta área. Stefan Streit lembra que a empresa tem vindo a mostrar inovação nesta área há vários anos e com os anúncios da mistura entre o mundo real e o mundo virtual a evolução dos óculos inteligentes faz todo o sentido, admitindo porém que não basta o hardware, é preciso que sejam desenvolvidos conteúdos que tirem partido deste potencial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários