A Samsung juntou-se à empresa NetSonda para produzir um estudo que mostrasse o papel da mobilidade no trabalho em Portugal. É o tablet um dispositivo comum entre os utilizadores portugueses? E de que forma é que o equipamento é usado num ambiente profissional?
Perante estas e mais perguntas, destacam-se algumas conclusões: 64% dos portugueses têm um tablet e destes, 70% assumem-se como heavy users, isto é, que passam um período de tempo significativo com o dispositivo. O estudo da Netsonda revela ainda que, em média, cada português passa 80 a 90 minutos por dia com o seu tablet. E há quem seja um tabletholic - 3% dos inquiridos assumem passar mais de 3 horas diariamente a usar o equipamento.
Mas no que diz respeito à mobilidade propriamente dita, os portugueses estão a explorar as potencialidades dos tablets: 77% dos inquiridos usam o dispositivo em casa e fora de casa. Os valores caem drasticamente quando o uso é exclusivamente fora de casa - apenas 1% dos portugueses o fazem.
Isto tudo para se perceber de que forma estão os portuguses a relacionar-se com o dispositivo móvel não só na vida privada, mas também na vida laboral. Dos inquiridos, 59% dizem fazer apenas um uso pessoal e 39% assumem o uso do tablet tanto numa perspetiva privada, como no ambiente de trabalho. Apenas 2% usam o tablet apenas e só no trabalho.
"Cada vez mais há uma mistura entre a vida pessoal e profissional também ao nível de dispositivos", salientou numa apresentação à imprensa a responsável por indicadores de consumo da Samsung Portugal, Inês Costa.
Mas o que fazem os portugueses com o tablet no trabalho? Ações não muito diferentes daquelas que fazem em casa. Aceder ao email lidera as respostas ao ser indicado em 88% dos casos, seguido de pesquisas na Internet com 80% das respostas. Ler jornais e revistas e navegar nas redes sociais são os ‘comportamentos’ que se seguem na lista.
Um tablet e alguns periféricos chegam para trabalhar
“Para a Samsung o desafio é passar do consumo de conteúdos para a sua produção”, considera o gestor do segmento empresarial da empresa, Nuno Almeida.
O executivo considera que o tablet, como dispositivo, está a ganhar tal importância que em algumas empresas “já faz parte do pacote negocial com os colaboradores”. “Na área empresarial a tendência vai evoluir no sentido do tablet agregado a outros periféricos, como os teclados e ratos Bluetooth”, acrescentou.
Confrontado com a ideia de que os híbridos e os próprios smartphones querem assumir o protagonismo da mobilidade sem comprometer a produtividade, Nuno Almeida diz que “a tecnologia vai estar disponível e será uma questão de escolha do consumidor", mas que o tamanho do ecrã dos dispositivos será crucial para quem tem preferência pela produtividade. Isso aliado à rapidez de acesso e à facilidade de partilha, pode fazer com que o tablet saia a ganhar.
O responsável da Samsung Portugal deixou ainda um aviso relativamente à adoção da mobilidade por parte das empresas: aquelas que não estiverem preparadas para garantir as melhores condições aos colaboradores neste sentido, estão condenadas a perdê-los.
A Samsug tem como missão para 2016 sensibilizar as pequenas e médias empresas portuguesas para este cenário, já que a subsidiária tem conseguido passar a mensagem para os grandes clientes, sobretudo junto da banca.
Mas 'falar' não chega. Para provar que é possível trabalhar apenas com um tablet - e uma doca para ligar a um ecrã externo, por exemplo -, a Samsung vai arrancar no proximo ano com um projeto-piloto no qual um grupo de 20 colaboradores vão trabalhar exclusivamente neste ambiente móvel e descentralizado.
Nuno Almeida reiterou no entanto que há consciência de que o tablet não será solução para todas as vertentes de negócio, cabendo aos decisores de TI apostarem na mobilidade das tarefas que mais podem tirar proveito desta tendência.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários