Uma análise publicada pela IDC revela que a fabricante de pulseiras de fitness Fitbit lidera a lista das empresas que mais wearables vende em todo o mundo. Em segundo lugar, também uma novidade, está a Xiaomi, devido à sua pulseira económica, Mi Band e que é mais um caso de sucesso para a tecnológica chinesa.

A consultora menciona que as vendas dos wearables aumentaram em 200%, o que demonstra um interesse crescente dos utilizadores por este segmento. De ressalvar que esta análise foi realizada numa "era pré-Apple Watch".

“O que falta verificar é como a chegada da Apple vai mudar o cenário”, avançou Ramon Lucas, um dos responsáveis pela pesquisa da IDC. “O Apple Watch vai muito provavelmente tornar-se no dispositivo com o qual os outros wearables vão ser comparados, de forma justa ou não. Isso vai forçar a competição a elevar o seu jogo, a fim de permanecer na vanguarda do mercado”, afirmou na análise.

Assim, até ao período analisado, 40% dos dispositivos estavam marcados com um preço inferior a 100 dólares. E isso era uma das razões do crescimento dos vendedores de “dois terços do mercado no primeiro trimestre do ano passado, para três quartos neste trimestre”, explica Jitesh Urbani, um dos analistas da empresa.

Apesar da Fitbit liderar mundialmente o mercado dos gadgets “de vestir” desde o último trimestre de 2014, há a constatar que a Xiaomi começou a comercializar apenas este ano e logo com um milhão de dispositivos vendidos – maioritariamente na China e expandindo-se depois para outras partes do globo, como a Índia.

A Samsung aparece na quarta posição devido à sua gama de smartwatches Gear. Desde a sua estreia, em 2013, os dispositivos tem tido algum sucesso junto dos consumidores.

O resto da lista apresenta ainda as marcas Garmin (3º) e Jawbone (5º). As duas apresentaram uma quebra nas suas quotas de mercado em comparação com o primeiro trimestre de 2014: a primeira desceu dos 7,9% para os 6,1%, enquanto que a segunda desceu dos 5,3% para os 4,4%.

Recorde ainda uma análise comparativa a algumas das pulseiras fitness que estão disponíveis no mercado português.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários