A sustentabilidade dos equipamentos eletrónicos é uma questão que tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Para ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas em relação a smartphones e encorajar as fabricantes a optarem por práticas mais sustentáveis, as cinco maiores operadoras móveis da Europa juntaram-se para criar a iniciativa Eco Rating.

Através da Eco Rating, lançada pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone, os smartphones vão passar a ter rótulos de sustentabilidade. A partir do próximo mês de junho, os novos rótulos vão começar a chegar aos equipamentos vendidos pelas operadoras em 24 países europeus, incluindo Portugal.

Os rótulos contarão com uma pontuação de 0 a 100 pontos. Quanto mais alta for a pontuação atribuída, melhor será o desempenho do equipamento a nível de sustentabilidade ambiental.

Eco Rating | Rótulos de sustentabilidade
Eco Rating | Rótulos de sustentabilidade

De acordo com a página da iniciativa, a pontuação atribuída aos smartphones é calculada de acordo com 19 critérios específicos, baseados na informação disponibilizada pelas fabricantes e que se centram em torno de cinco aspetos-chave: durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática de recursos.

As operadoras que lideram a iniciativa explicam que os consumidores “estão cada vez mais conscientes da forma como as suas escolhas podem contribuir para minimizar o impacto no meio-ambiente” e levar à criação de novos padrões mais sustentáveis na Indústria.

“Construir um futuro mais sustentável é a nossa responsabilidade comum”, sublinham, acrescentando que acreditam que esta é a altura certa para lançar uma iniciativa que “melhore a transparência” e que promova uma maior consciencialização do impacto ambiental dos equipamentos.

“Acreditamos que a Eco Rating pode motivar e inspirar toda a Indústria a acelerar a sua transição tendo em vista um modelo mais circular”, afirmam as operadoras.

Nesta fase inicial, a iniciativa conta com 12 marcas de smartphones, incluindo Huawei, Samsung, TCL, Xiaomi, OnePlus, Oppo, Nokia, Motorola, CAT, Doro e MobiWire, tendo já avaliado cerca de 80 equipamentos diferentes. A participação na Eco Rating também se encontra aberta a mais operadoras e marcas.