Apesar dos Google Glass não terem tido o sucesso que se desejaria, é inegável que a tecnologia que mostraram ao mundo serviu como pedra basilar de várias criações que têm vindo a surgir.

Após a Garmin ter adaptado este conceito às necessidades dos ciclistas, a Fujitsu mostra-nos agora o futuro do trabalho com uma espécie de Google Glass para técnicos industriais.

O Fujitsu Head Mounted Display, apresentado pela empresa esta terça-feira em Madrid, é um autêntico assistente remoto para os que trabalham diretamente no terreno, com máquinas, fios, botões e manivelas.

O gadget foi pensado para o trabalhador colocar na cabeça e exibir um ecrã no seu campo de visão. Em inspeções, por exemplo, o aparelho pode auxiliar o utilizador em tempo real através de assistência remota que se estabelece, simultaneamente, com áudio e vídeo.
Desta forma o trabalhador pode transmitir o que vê em direto para especialistas que, por sua vez, vão poder olhar para os vários sistemas e circuitos da perspetiva do utilizador. Uma das funcionalidades, construída a pensar na eficiência deste equipamento, é a possibilidade que o especialista tem em desenhar na imagem, podendo indicar fios e botões específicos sem grande dificuldade, por exemplo.

Mas o Fujitsu HMD não é apenas um equipamento pomposo de videochamada. Para além de colocar a perícia dos especialistas ao lado dos operários, o dispositivo também é capaz de reconhecer instalações e providenciar o seu próprio guia de ação.

Para além disso, o Fujitsu HMD também permite captar imagens e vídeos que podem ser automaticamente remetidos para vários contactos.
Dada a sua aplicabilidade no terreno de trabalho, a Fujitsu viu-se obrigada a desenvolver um aparelho resistente à água, pó e choques.
No vídeo de apresentação, a empresa também destaca o equipamento enquanto um periférico a juntar aos equipamentos industriais. O HMD pode ligar-se a smartphones e tablets e, consequentemente, à cloud.