O site do IPMA voltou a não dar resposta à procura de informação que se seguiu ao sismo registado hoje, pelas 12h14, em Alenquer, e que foi sentido em Lisboa Não é a primeira vez que esta situação acontece. Já no sismo registado no ano passado, a 17 de fevereiro de 2025, que atingiu os 4.7 na escala de Richter e teve epicentro a cerca de 14 quilómetros a oeste-sudoeste de Seixal, o site teve de recorrer à versão simplificada.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
A informação colocada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera dá indicação de que "no dia 19-02-2026 pelas 12:14 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Oeste-Noroeste de Alenquer". Terá sido registado um segundo sismo, dois minutos depois, pelas 12h16, com a mesma intensidade, mas essa informação não está publicada no site mas apenas na aplicação.
"De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada", refere o IPMA, indicando que a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas.
No cabeçalho do site indica-se que esta é uma "versão simplificada da págia de internet do IPMA", e que é isso se deve a um volume de tráfego excecionalmente elevado, ou por ações de manutenção.
No ano passado, depois das falhas do site, o IPMA colocou online um comunicado onde informava que "já está prevista a realização de um investimento de 4,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos verificados".
A aplicação sismos@ipma.pt permite ter acesso à informação sobre o tremor de terra hoje registado, com mais detalhes da situação sismológica e a indicação dos dois tremores de terra.
O IPMA já adicionou mais informação à nota publicada no site, indicando que o sismo, segundo a informação disponível até ao momento, "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região".
"Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Montemor-o-Novo (Évora), Peniche (Leiria), Alenquer, Lisboa, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Benavente (Santarém), Almada e Barreiro (Setúbal)", refere a mesma fonte.
Recorde-se que em 2025 o sismo de 17 de fevereiro deu azo a uma onda de memes na Internet, até pela coincidência, ou homenagem, de acontecer no dia do funeral de Pinto da Costa, o histórico presidente do FC Porto.
Veja as imagens
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Volvo EX60 promete 810 km de autonomia e vai conversar consigo através do Gemini -
App do dia
Puzzles e explosões num jogo desafiante com o This is Blast! -
Site do dia
123apps: Um autêntico canivete suíço de ferramentas de edição e conversão -
How to TEK
Onde encontrar os ficheiros descarregados no iPhone ou smartphone Android?
Comentários