Opiniões e fanatismos à parte, é cada vez mais certo que o iPhone não é um smartphone como os outros. É cada vez mais uma peça icónica tanto no segmento dos telemóveis inteligentes, como na forma como algumas pessoas o usam.



Ultimamente o iPhone tem seguido muitas tendências, mas a verdade é que continua a pautar a agenda dos outros fabricantes – basta lembrar o fenómeno leitor de impressões digitais.



E também é certo que muitos consumidores têm o desejo de ter um iPhone, mesmo não estando seguros do valor do investimento. Pois com o lançamento dos novos equipamentos, esta parece ser a melhor altura para investir no telemóvel da Apple.



Em primeiro lugar porque existe uma grande variedade de dispositivos. Desde o iPhone 4s e o seu ecrã de 3,5 polegadas, passando pelo iPhone 5s e o ecrã de quatro polegadas, e acabando no iPhone 6 Plus com ecrã de 5,5 polegadas.



Sete anos de iPhone em menos de um minuto




Mas mais importante, com uma grande variedade de equipamentos vem também uma grande variedade de preços. Como já é tradição, a chegada de novos modelos do telemóvel da marca da maçã dita uma quebra no preço dos modelos antigo que se mantêm no mercado. O TeK visitou algumas lojas online para saber a que preços estão os iPhone antigos – o preço dos novos modelos pode consultar aqui.



A Apple já só vende até ao iPhone 5c – que ao nível de características é igual ao iPhone 5. O único modelo disponível é o que tem armazenamento de 8GB e tem um custo de 399 euros livre de operador. Está disponível em várias cores e pode ser apelativo para um público mais jovem. Foi justamente num iPhone 5c que o TeK experimentou o novo iOS 8.



O iPhone 5s está com um preço bem mais alto: 599 euros para o modelo de 16GB. Mas é o modelo de anteriores gerações que está melhor preparado para os desafios do futuro: processador de 64-bits, leitor de impressões digitais, processador A7 que suporta a tecnologia Metal – para o melhor processamento de jogos.



Para encontrar o iPhone 4s ou o iPhone 5 é preciso ir até outras lojas que não a da Apple. O iPhone 4s está a ser vendido por 349 euros na Fnac e na Worten, enquanto na Radio Popular custa 389 euros. Na Vodafone e no Meo o 4s de 8GB está agora com um preço de 339 euros.



Já o iPhone 5 não está disponível em nenhum das lojas online por via direta dos retalhistas – na Fnac é possível encontrar através de venda indireta. O modelo apenas aperece listado na loja online do Meo, com um preço de 439 euros para a versão de 16GB, e na loja da NOS a 539 euros.



Cada consumidor, e cada um com as suas razões, lá saberá se o iPhone é o telemóvel desejado e o mais adequado. Cada um tem os seus gostos e as suas ambições e todas as escolhas são passíveis de serem criticadas – mesmo que a aquisição passe por um Android, Windows Phone ou BlackBerry.



O investimento mais interessante parece ser o do iPhone 5c, numa análise tendo em conta a relação qualidade-preço. O grande senão pode estar no baixo armazenamento interno sabendo que não permite expansão da memória através de cartão adicional.



No entanto resta lembrar os leitores que pelos mesmos níveis de preço é possível encontrar telemóveis com características semelhantes ou até superiores nos ecossistemas rivais do iOS. Os 400 euros pedidos por um iPhone 5c servem para comprar por exemplo um HTC One Mini, um Samsung Galaxy S4 ou um LG G2. Já os 340 euros do iPhone 4s chegam e sobram para investir num Nokia Lumia 630 ou num Sony Xperia M2.



Se o desempenho dos equipamentos é comparável, ou se os ecossistemas são melhores ou piores, isso são outras questões que devem marcar presença na decisão do consumidor.



Mas se é um iPhone que procura então defina o seu plafond, numere as características que considera mais relevantes e depois é só encontrar o equipamento que melhor corresponde às suas necessidades. Graças aos lançamentos duplos de telemóveis que a Apple protagonizou em 2013 e 2014, há mais variedade do que nunca e, como sempre, mais escolha é um sinal positivo para quem compra.



Para o caso de já ter um iPhone, saiba em que situações vale a pena trocar o seu modelo por um dos novos iPhone.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.