Ainda é um protótipo mas pode marcar pontos e criar uma nova vaga no design de smartphones de ecrã flexível, que tudo indica que virão a ser num futuro próximo a norma dos equipamentos de comunicação de bolso. O Fold n'Roll da TCL é uma proposta muito interessante mas não conte vê-lo nas lojas em breve.

A apresentação do novo protótipo é feita hoje, numa conferência de imprensa global que está a decorrer, mas o SAPO TEK teve acesso a informação antecipadamente numa conferência para um número restrito de jornalistas em que a marca também mostrou os novos modelos da série TCL 20 que vão chegar ao mercado nas próximas semanas.

A TCL tem partilhado uma série de protótipos de smartphones que dobram, com ecrã para dentro em formato de concha, ou para fora, aplicando a tecnologia de dobradiças DragonHinge e ButterflyHinge, e o SAPO TEK já teve oportunidade de ver alguns destes conceitos, incluindo o do smartphone com ecrã enrolável que desliza para aumentar a área útil ou recolhe dentro do "corpo" quando não é preciso, mas também de contatar que a empresa não tem pressa de colocar estes equipamentos no mercado, preferindo esperar pela maior maturidade do conceito e a possibilidade de o comercializar a preços acessíveis, uma das "bandeiras" estratégicas da TCL.

Ecrã que desliza ou que se dobra em smartphone: TCL não tem pressa para lançar novos conceitos
Ecrã que desliza ou que se dobra em smartphone: TCL não tem pressa para lançar novos conceitos
Ver artigo

E a lógica continua a ser a mesma, como adiantou Stefan Streit, diretor de marketing global da TCL na conferência de imprensa. "Acreditamos que os flexible displays são o futuro e estamos posicionados como keyplayers", afirma, lembrando que as competências e a experiência da TCL com ecrãs garantem este posicionamento.

A empresa tem vindo a reforçar a ideia de que pretende lançar um smartphone de ecrã flexível ainda este ano, a um preço acessível, mas não se compromete com datas nem valores. "Esta é uma área que traz muitos desafios técnicos, temos de fazer muitos testes e ver casos de utilização [...] mas estamos em linha para lançar o primeiro produto comercial mais perto do final do ano", explica.

Ao SAPO TEK Stefan Streit admite que não deverá ser este modelo Fold n'Roll a chegar às lojas em 2021. "Este modelo é muito complexo", afirma, mostrando que tem várias formas de dobrar e enrolar o ecrã. "Temos de ser muito cautelosos porque queremos ter uma boa experiência de utilizador", justifica.

O responsável de marketing global da empresa garante que ainda não sabe dizer qual é o formato que vai ser escolhido para estrear a aposta da TCL nos dobráveis a nível comercial. E o preço também vai depender do formato escolhido. "Se for mais simples e em formato de concha o preço será mais atrativo, se mais complexo será mais alto", indica, garantindo porém que "não será nos preços que vemos no mercado" e afirmando que "não faz sentido [o smartphone] ser mais caro do que as TVs de topo de gama".

De telemóvel a tablet em poucos segundos

O novo conceito Fold n'Roll permite transformar o smartphone rapidamente num tablet de 10 polegadas, abrindo o ecrã e ainda aumentando a área útil ao fazer deslizar uma parte que está "escondida" dentro do corpo do equipamento. O vídeo do conceito a funcionar é impressionante.

Não são conhecidos muitos detalhes e mesmo na conferência de imprensa o modelo que Stefan Streit mostrou não era funcional, mas é de esperar que em breve seja possível experimentar também mais este conceito.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.