Apesar de os Android serem considerados menos confiáveis do que os dispositivos da marca da maçã mordida, um estudo da Blancco Technology Group (BTG) indica que esse pode não ser bem o caso.

De acordo com os dados recolhidos, entre julho e setembro deste ano, os iPhone e os iPad registaram um maior número de falhas dos que os dispositivos equivalentes do sistema operativo da Google.

No período em análise, 62% dos equipamentos com iOS sofreram algum tipo de falha, comparativamente a 47% dos Android. O levantamento da BTG sugere que a atualização do sistema da Apple, para a versão iOS 10, esteve na origem de uma parte significativa destas falhas - em referência a problemas técnicos, de ligação.

É avançado que as aplicações falharam em cerca de 65% dos dispositivos testados. Este valor cai para os 25% nos Android.

No entanto, deve referir-se que quando o sistema operativo é atualizado é expectável que algumas das aplicações que o utilizador já tenha no dispositivo estejam desatualizadas e tendam a “crashar”.

A app que mais falhou nos iOS foi o Instagram, seguido do Snapchat e do Facebook.

Relativamente aos modelos, o iPhone 6 foi o que registou um maior número de falhas. A disputar o segundo lugar ficam o iPhone 5s e o 6s.

Quanto aos Android, a marca que mais falhou nestes três meses foi a Samsung, com 11% das falhas ocorridas em dispositivos com este sistema operativo, seguida da Xiaomi com 4% e da Lenovo e da Sony, ambas com 3%.