A Fairphone vendeu 17.418 unidades do Fairphone 2, a segunda versão do smartphone mais ético do mundo. Os valores dizem respeito apenas a pré-vendas, mas no total a empresa já conseguiu reunir 9 milhões de euros, um valor ao qual chama de financiamento colaborativo e não de receita.

Os smartphones da Fairphone são construídos com materiais de zonas livres de conflito e o dinheiro conseguido com a venda dos smartphones vai também para o apoio de projetos sociais em países mais desfavorecidos.

A política “ética” da empresa também se estende ao campo da transparência, tendo a Fairphone revelado há poucas semanas o que faz com os 525 euros, em média, que consegue com a venda de cada smartphone.

Ao nível do telemóvel per si, o Fairphone 2 apresenta-se com um ecrã de cinco polegadas e resolução Full HD, processador Snapdragon 801, 2GB de memória RAM, sensor fotográfico de oito megapíxeis e suporte para dois carões SIM. O sistema operativo fica a cargo do Android 5.1.

No próximo ano a Fairphone espera vender um total de 140 mil unidades dos seus telemóveis para tornar o negócio sustentável e para poder continuar a contribuir para projetos sociais.