O Firefox OS ganhou uma nova versão e com ela veio um punhado de novas funcionalidades e ferramentas. A maior parte das quais dizem respeito aos utilizadores finais, mas a Mozilla também introduziu alterações que afetam, pela positiva espera-se, a relação com os programadores.



O software ficou hoje disponível para os fabricantes parceiros e é também acessível através do ZTE Open C, smartphone da marca chinesa que ficou hoje à venda através do eBay.


[caption]Open C[/caption]

Uma das características mais importantes para o sistema operativo, na sua ambição de crescer nos mercados emergentes, é o suporte para dois cartões SIM que chega agora com a versão 1.3.



Mais novidades, como relata o The Next Web, chegam à câmara fotográfica que agora consegue manter-se focada de forma constante e há também suporte para o uso de flash. Ainda na parte das fotografias e imagens, estas agora podem ser organizadas por data, por tamanho e por local onde foram tiradas na aplicação da galeria.



Outra novidade está ao nível das aplicações instaladas. O smartphone consegue categoriza-las de forma autónoma e juntá-las numa mesma pasta por tipologia. Acrescente-se ainda o facto de nesta pasta fazer sugestões de aplicações semelhantes que o utilizador pode gostar.



A aplicação de rádio agora também pode ser reproduzida através dos altifalantes dos smartphones, e não só através de auscultadores, enquanto os botões para controlar as músicas estão agora disponíveis na barra de notificações e no ecrã de bloqueio.



Existem ainda melhorias ao nível das SMS e do email, que por exemplo, agora suporta o protocolo POP3.



Resumindo, a maioria das funcionalidades não é novidade para quem tem um Android ou um Windows Phone, mas mostra como rapidamente se está a formar um ecossistema alternativo que está focado sobretudo na convergência entre o mobile e a Web, e está também focado nos mercados emergentes.



Para os programadores as novidades chegam para os que pretendem desenvolver jogos, havendo suporte para as tecnologias WebGL, asm.js e WebAudio. Os developers podem também começar a explorar o uso de ligações NFC, sendo que a tecnologia deve começar a ser mais explorada em futuras versões dos equipamentos Firefox OS.



A versão 1.3 fica no entanto “ensombrada” pela versão 2.0, uma que vai trazer uma grande remodelação visual ao sistema operativo e que vai chegar ao mercado ainda durante 2014.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.