Revelada no mais recente Unpacked da Samsung, a nova linha Galaxy S24 chega hoje às lojas, incluindo em Portugal. A DxOMark já pôs à prova o Galaxy S24 Ultra e revela que a versão mais apetrechada da gama fica aquém das expectativas na fotografia, mas "brilha" no ecrã.
A configuração de câmaras somou um total de 144 pontos na análise, uma pontuação que coloca o smartphone no 18º lugar do ranking global da DxOMark. Já na lista dedicada aos modelos Ultra-Premium, o smartphone alcançou o 16º lugar.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
O Galaxy S24 Ultra está equipado com uma configuração traseira de câmaras composta por quatro sensores. O sensor principal de 200 MP é acompanhado por uma lente Ultra-Wide de 12 MP e por duas objetivas telefoto, uma de 10 MP e outra periscópica de 50 MP.
Os especialistas da DxOMark avançam que o Galaxy S24 Ultra teve um desempenho aceitável nos testes, com uma ligeira melhoria em relação à geração anterior graças às capacidades do sensor principal, das novas funcionalidades alimentadas por IA e ao processador Snapdragon 8 Gen 3.
As câmaras destacam-se sobretudo nos retratos captados em cenários mais iluminados. Aqui, as imagens contam com cores vívidas e naturais que, em alguns casos, conseguiram ser mais realistas do que as que foram captadas com o iPhone 15 Pro Max.
A DxOMark afirma que é difícil perceber até que ponto é que a IA contribui para a qualidade das imagens, mas a tecnologia ajudou a melhorar significativamente o processamento de algumas imagens.
A câmara Ultra-Wide teve um bom desempenho em cenários bem iluminados e as objetivas telefoto contribuíram para uma boa captação de detalhes numa variedade de cenários de zoom, afirmam os especialistas. O vídeo é a área que menos beneficia das melhorias de software e hardware do smartphone, com a captação de imagens a ser marcada por instabilidades no nível de exposição e na cor.
Clique nas imagens para ver os novos smartphones Galaxy S24 com mais detalhe
Passando ao ecrã, o Galaxy S24 Ultra somou 155 pontos, subindo ao primeiro lugar do ranking global da DxOMark. O smartphone também alcançou a primeira posição na lista de modelos Ultra-Premium.
O Galaxy S24 Ultra está equipado com um ecrã AMOLED de 6,8 polegadas, com resolução de 1.440 x 3.120 pixels, rácio de 19,5:9, taxa de atualização adaptativa de 1-120 Hz e brilho máximo de 2.600 nits.
De acordo com a DxOMark, o ecrã do Galaxy S24 Ultra conta com melhorias significativas em comparação com a geração anterior, em áreas como a reprodução de cores ou a resposta a toques. No entanto, o ecrã não conseguiu superar a experiência de vídeos registada com o S23 Ultra.
A legibilidade é um dos aspectos em destaque, com um bom desempenho mesmo em ambientes mais desafiantes, como luz solar intensa. A integração de vidro anti-reflexos no ecrã ajuda a aprofundar o contraste e a tornar as imagens mais vívidas.
Embora o ecrã tenha registado um bom desempenho em ambientes exteriores, os especialistas indicam que a luminosidade era um pouco imprecisa em outras condições.
Recorde-se que, em Portugal, versões standard e Plus do Galaxy S4 são 50 euros mais baratas do que na geração anterior. No primeiro caso, os preços começam nos 939,90 euros, pela versão com 128 GB de armazenamento. Já no segundo, os preços começam nos 1.199,90, pelo modelo com 56 GB de armazenamento.
Por outro lado, o S24 Ultra aumenta de preço em cerca de 50 euros. O modelo dispõe de três versões, com 256 GB, 512 GB e 1TB, com preços de 1.499,90; 1619,9; e 1859,9 euros, respetivamente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários