A apresentação da nova linha de smartphones topo de gama da Samsung já se tornou uma tradição no início do ano, e desta vez a empresa antecipou ainda mais um bocadinho das datas, com os novos Galaxy S24 a chegarem ao mercado no final de janeiro.

O SAPO TEK teve acesso antecipado aos novos smartphones que estão agora a ser apresentados, numa conferência que pode acompanhar em direto no site, experimentando algumas das novas funcionalidades com que a empresa quer marcar a diferença, numa altura em que já se sabe que a Samsung foi destronada pela Apple como principal fabricante de smartphones a nível global.

Basta ver as imagens para perceber que não há grandes alterações de design, mantendo-se o mesmo tipo de "arrumação" das câmaras traseiras e a aposta em três modelos, o base, Plus (+) e Ultra, com novas cores e capas a animar quem gosta de mudanças exteriores. A inspiração são as cores da Terra, com Titanium Gray, Titanium Black, Titanium Violet e Titanium Yellow no S24 Ultra, enquanto o S24 base e S24+ vêm em Onyx Black, Marble Gray, Cobalt Violet e Amber Yellow, mas a empresa diz que haverá mais cores online.

Veja as imagens dos novos smartphones

As principais alterações são discretas. O ecrã do Ultra está mais plano, com melhor visualização das páginas de texto, enquanto nos modelos base e plus têm molduras mais finas com os ecrãs a crescerem para 6,2 e 6,7 polegadas. No caso dos dois modelos mais pequenos o formato é mais arredondado e o acabamento fosco,

À primeira vista não há muito que se destaque, com o design habitual dos modelos de topo de gama da Samsung a ser reforçado com materiais mais resistentes, titanium no caso do Ultra e Armor Aluminum 2.0 nos restantes modelos, aumentando em 56% e 10% a resistência, respetivamente, segundo os dados da Samsung.

Estas são questões que não se conseguem testar numas primeiras impressões, mas a experiência mostra que os telemóveis estão bem equilibrados, são confortáveis de segurar com uma mão, não sendo demasiado grandes ou pesados, e que o Ultra mantém a aposta na caneta que "herdou" dos modelos Galaxy Note que a Samsung descontinuou.

Samsung Galaxy S24
créditos: SAPO TEK

No Ultra há também melhorias na câmara fotográfica com a Tecnologia Quad ZOOM que garante até 4 níveis de Zoom com qualidade ótica e saltos de 2, 3, 5 e 10x. A Samsung adicionou um novo sensor de alta resolução com 50 MP que capta mais luz e cores, para uma imagem mais nítida. Este zoom é combinado com a Nightography que a Samsung tem vindo a melhorar e com o alta resolução da câmara de 200 Mp que já tinha adotado no S23. 

Samsung Galaxy S24
créditos: SAPO TEK

Mais inteligência que começa no processador

No ano em que todos os investimentos passam pela inteligência artificial, no hardware e nas soluções, o Galaxy S24 faz uma aposta forte nesta componente para garantir a diferenciação num mercado onde as mudanças de design e melhoria das especificações técnicas já não são suficientes para conquistar os utilizadores.

A mudança começa nos processadores, e na utilização do Snapdragon 8 Gen3 que foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm no S24 Ultra, mas que é substituído pelo novo Exynos 2400 da Samsung na versão base e plus (+), que a empresa garante que é um salto importante face a gerações anteriores.

"Estamos numa fase onde a evolução técnica de um ano para o outro já não deslumbra o utilizador"
"Estamos numa fase onde a evolução técnica de um ano para o outro já não deslumbra o utilizador"
Ver artigo

Mas o potencial da inteligência artificial faz-se sentir nas funcionalidades que a Samsung adicionou aos smartphones, com a edição de imagem, as transcrições e traduções de conversas ou a pesquisa de informação com o circle to search, desenvolvido com a Google. Basta apontar a câmara e fazer um círculo à volta da imagem, ou do texto, para avançar com a pesquisa da informação no motor de busca da Google. E a ferramenta pode ser iniciada a partir de qualquer aplicação no S24, e também no Pixel 8 a partir do final de janeiro.

Nas chamadas testámos a tradução direta de conversas, com a transcrição, e nas páginas web a tradução e sumário automático da informação. São precisos poucos segundos para conseguir traduzir para português uma página noutra língua, ou organizar informação de notas de uma reunião com o assistente de notas, mas nem todas as línguas são ainda suportadas e o português de Portugal só deverá ser implementados mais tarde.

Samsung Galaxy S24
créditos: SAPO TEK

É na fotografia que as mudanças vão ser mais visíveis, com a edição inteligente das imagens e dos vídeos, movendo objetos, ampliando a foto sem perder qualidade, adicionando e removendo fundos ou processando as selfies para melhorar o resultado em termos de iluminação.

No vídeo a Samsung mostrou já a possibilidade de fazer uma gravação em formato normal e depois parar o vídeo para mostrar um momento em câmara lenta, fazendo o upscale das várias frames. Para já só ainda é possível ver e não gravar esse vídeo, mas esta possibilidade pode estar para breve. 

Na base estão modelos de IA generativa, como o Samsung Gauss, desenvolvido internamente pela empresa coreana, o Copilot da Microsoft e o Bard da Google, mas  apesar das questões do SAPO TEK a Samsung não conseguiu precisar quais os modelos de IA que está a usar nas várias ferramentas. 

Veja o vídeo de apresentação do novo smartphone da Samsung

Mais upgrades e menor diferenciação entre modelos

Este ano as alterações entem-se também na melhoria de especificações, com mais memória RAM e melhores baterias no S24 e S24 +. Isso faz com que exista menos diferenças entre o modelo Ultra e o S24 +, que a Samsung está agora a posicionar como o smartphone ideal para gaming. 

A série Galaxy S24 tem integrado um controlo térmico melhorado com uma câmara de vapor que é 1,9 vezes maior do que a do S23, melhorando a temperatura da superfície do smartphone e o desempenho do processamento. Os telemóveis têm também suporte para ray tracing, garantindo imagens mais realistas nos jogos.

Uma nota importante deve também ser feita para a extensão do tempo de vida dos produtos, com a Samsung a oferecer agora 7 anos de atualização do sistema operativo e o mesmo tempo de atualizações de segurança. Mesmo que seja dificil pensar em manter o mesmo smartphone durante 7 anos, esta é uma garantia que os consumidores valorizam cada vez mais.

As boas notícias estão também no preço. Os novos Galaxy S24 chegam às lojas a 31 de janeiro mas já podem encomendados, com preços a começar nos 939,9 euros e a esticarem aos 1.859,9 euros para o modelo Ultra com 1 TB de armazenamento. As versões base e plus são 50 euros mais baratas do que no modelo anterior. O S24 base custa 939,9 euros com 128 GB de armazenamento e 999,90 com 256 GB.

No caso do S24+ consegue comprar um modelo com mais memória e poupar 100 euros em relação a 2023. Os smartphones têm agora 12 GB de memória RAM e a versão com 256 GB de armazenamento custa 1.199,90 e com 512 GB custa 1.319,99 euros.

Em sentido contrário, o S24 Ultra aumenta de preço, em cerca de 50 euros. Há três versões, com 256 GB, 512 GB e 1TB, com preços de 1.499,9€, 1619,9€ e 1859,9 euros, respetivamente. 

Samsung Galaxy S24
créditos: SAPO TEK

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 18h43

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.