
Só hoje tirámos o Google Pixel 9a da caixa, mas o novo smartphone da Google tem muitas funcionalidades para descobrir, em especial na utilização de ferramentas de Inteligência Artificial. O modelo é o mais barato da linha Pixel e vai chegar às lojas em Portugal a 14 de abril, por um preço de 559 euros.
O SAPO TEK já tinha tido acesso a informação sobre o novo smartphone numa pré apresentação da Google mas só hoje "pegámos" no Pixel 9a, onde se detaca o novo design, o tamanho e as cores, mas sobretudo a apresentação traseira da câmara fotográfica.
Por dentro há mais para descobrir e a funcionalidade do Gemini Live, que permite "espreitar" a realidade, usando a inteligência artificial para interpretar o que é visto pela câmara, é uma das principais novidades. O Gemini Live foi anunciado esta semana e chega a todos os smartphones da linha Pixel 9, incluindo o Pixel 9a, e ao Samsung S25.
Ainda não tivemos oportunidade de testar a funcionalidade no Pixel 9a porque a disponibilização é gradual e ainda não chegou ao equipamento que hoje ligámos, mas não deve tardar.
O Gemini Live traz para os smartphones a mesma lógica de utilização do projeto Aura, com a realidade aumentada que a Google colocou nos seus óculos inteligentes. Começam a surgir diferentes casos de utilização que mostram que a imaginação é o limite para poder usar o Gemini como "assistente" para identificar formas de resolver problemas, ou receber informação sobre objetos vistos pela câmara.
Já era possível usar fotos para pedir ajuda ao Gemini, tal como acontece com outros chatbots inteligentes, mas agora é possível fazê-lo em direto.
Mais potência e câmara melhorada
O design do Pixel da gama média foi alterado e a Google aposta num perfil mais plano, e cantos arredondados, mantendo a ligação ao aspecto típico dos smartphones da empresa. Mais potente, com a integração do sensor Tensor G4 e uma câmara principal melhorada, com sensor de 48 MP e macro focus, o Pixel 9a tem um preço abaixo dos 560 euro.
A Google diz o Pixel 9a foi "construído para durar". Na pré apresentação do smartphone, a que o SAPO TEK teve acesso, os gestores de produto sublinharam que "este é o nosso smartphone da série A mais resistente". Para isso conta com o certificado IP68 atualizado na capacidade de resistência à água e ao pó, o que significa que pode suportar derrames, quedas e amolgadelas.
Na lista de características técnicas a destacar está também o ecrã Actua, de 6,3 polegadas, que é agora mais brilhante do que o Pixel 8a. Conta com 2.700 nits de brilho, uma melhoria de 35% face ao modelo anterior, com taxa adaptativa de 120 Hz.
Do lado da câmara, o sistema de câmara traseira tem um sensor duplo, que foi atualizado e melhorado. Tem uma câmara ultra-angular de 13MP e uma câmara principal de 48MP, contando pela primeira vez com um Macro Focus para capturar pequenos detalhes nas
fotos e vídeos.
A Inteligência Artificial contribui para melhorar o resultado final, contando com algumas das ferramentas que já estão também no Pixel 9, o "irmão mais velho" desta linha de smartphones. Aqui estão o Adiciona-me para acrescentar mais pessoas a uma foto de grupo, o Melhor Take para a imagem perfeita, o Editor Mágico, com enquadramento automático e ainda a Borracha Mágica, Borracha Mágica de Áudio, Visão Noturna, Astrofoto e o novo modo Panorama com visão noturna.
Veja as imagens oficiais
Como não podia deixar de ser, o smartphone conta com o Gemini integrado, o assistente pessoal que está ligado ao Maps, Calendário e YouTube. O Gemini Live substitui o assistente tradicional e permite conversas mais fluídas, sendo que em breve o Pixel 9a terá acesso às novas funcionalidades de partilha de ecrã e vídeo do Gemini Live com o Gemini Advanced.
Uma nota para a bateria, de 5.100 mAh para mais de 30 horas de duração, e sete anos de atualizações do sistema operativo, segurança e atualizações de funcionalidades com o Pixel Drops.
Os novos modelos estão disponíveis nas cores Obsidiana, Porcelana, Peónia e ìris e vão chegar às lojas da Google online e a parceiros em abril, por 549,99 euros. A Google oferece ainda 3 meses de assinatura do Google One e do YouTube Premium, e 6 meses do Fitbit Premium.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Drones integrados em automóveis elétricos? DJI e BYD já testam tecnologia na China -
App do dia
BeenThere foi feita para fãs de viagens que querem partilhar as suas memórias fotográficas -
Site do dia
Nuenki transforma a navegação online numa oportunidade para aprender novas línguas -
How to TEK
Tem o Instagram inundado de posts de contas que não segue? Ponha as sugestões em pausa
Comentários