Esta nova proposta da Sikur integra um processador Qualcomm de oito núcleos Snapdragon 615, 2 GB de RAM e 16 GB de espaço para armazenamento. O ecrã full-HD é de 5 polegadas e as câmaras de 16 e 8 megapixéis. Tem suporte para 4G e uma bateria de 2700 mAh.    

O modelo foi mostrado primeiro no Mobile World Congress mas só agora começou a ser vendido, através da loja online da Sikur. Custa 849 dólares. É fabricado pela Archos, que já tinha um smartphone com algumas caraterísticas semelhantes às do novo modelo, o Diamond 50, que partilha com o novo modelo o tipo de processador, RAM, storage, câmara ou ecrã.  

A grande diferença entre os dois modelos está mesmo no preço – o Diamond 50 custa 225 dólares (200 euros) e o Sikur é vendido por 849 dólares – e o no software integrado.

A Sikur tem o seu próprio sistema operativo, o Sikur GraniteOS, e oferece acesso a serviços complementares na cloud, como armazenamento, mas não só.

A fabricante garante que o equipamento assegura “um ambiente extremamente seguro e privado” com diferentes camadas de autenticação e elevados níveis de encriptação, que eliminam qualquer possibilidade de ataque à privacidade, roubo de dados ou espionagem.

A Sikur é um ator quase desconhecido neste mercado. Além do smartphone, já comercializava uma plataforma de colaboração segura que oferece serviços de email, chat, partilha de documentos e serviços de storage. Neste vídeo explica as caraterísticas do produto.

  

 A Sikur não está sozinha neste nicho da privacidade. Outra das marcas que tem colado a imagem ao conceito de comunicações seguras é a Silent Circle, que já vai na segunda edição do Blackphone