É bem possível que, nesta altura do ano, uma das prioridades na sua lista de presentes seja encontrar um smartphone com características adequadas às necessidades dos seus filhos, um público mais jovem, ou a utilizadores mais seniores, por exemplo.

Do mesmo modo, quem quer trocar de terminal móvel e pretende gastar o mínimo possível também deverá ter interesse na lista de opções que temos na galeria abaixo, visto que estes são uma excelente amostra de smartphones de entrada de gama, aqueles cujos preços são os mais baixos de todos, neste caso com valores inferiores a 150 euros.

Deixamos um “aviso à navegação”, contudo: a preços neste patamar, não espere encontrar terminais com desempenho, ecrã e outras características acima da média. O mais normal é encontrar binómios 2 + 16 GB no que diz respeito a memória RAM e espaço para armazenamento, tal como as resoluções de ecrã podem não ir além do HP, apesar de as dimensões poderem estar claramente acima das 5,5 polegadas, por exemplo. Se quiser um equipamento mais "robusto" tem de abrir os cordões à bolsa e encontra nos nossos Guias de Natal várias opções acertadas.

Os pontos (mais) positivos

Mas quais as principais “surpresas” que encontramos nestes terminais de entrada de gama? São várias, para bem de quem procura poupar dinheiro na troca de telemóvel este Natal. Em primeiro lugar, destacamos algumas características dos sistemas que câmara que começam a “navegar” dos smartphones de gama média para este patamar de preços.

Guia de Natal TeK: 11 smartphones de gama média a ter em conta para oferta de Natal
Guia de Natal TeK: 11 smartphones de gama média a ter em conta para oferta de Natal
Ver artigo

Ou seja, mesmo sem ser fácil ter a este nível sistemas dual na câmara principal, é normal que alguns modelos apregoem já funcionalidades de IA para a seleção automática de cena, focagem com deteção por contraste e vídeo Full HD com estabilização por software.

Por outro lado, os sensores de impressões digitais e funcionalidades de reconhecimento de rosto para desbloqueio do terminal podem ser “argumentos” a favor de alguns modelos nestas posições das gamas de cada marca. Cada caso é um caso, como sempre, e o conselho que deixamos é que analise bastante bem a lista de especificações de cada modelo e a compare com o preço a que o smartphone está, em promoção ou não.

Se conseguir, peça para experimentar na loja e consulte a opinião de quem já utiliza smartphones em concreto neste patamar de preços. Damos uma ajuda com oito modelos que podem ser boas opções.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.