Os rumores eram muitos mas só hoje a Samsung desvendou o resultado do projeto de realidade virtual que tem vindo a desenvolver há mais de um ano com a Oculus Rift, fazendo frente a outras propostas da concorrência, especialmente da Google.

A marca coreana não fez segredo de que a área da realidade virtual é um dos segmentos onde quer estar, mais pelas promessas de futuro do que pela concretização rápida em termos de usabilidade e capacidade de massificação.

O Gear vr assinala sobretudo mais um passo importante no mundo dos wearable e a parceria com a Oculus, um dos mais reconhecidos fabricantes de óculos de realidade virtual, permite à Samsung queimar alguns passos e chegar mais rápido ao terreno onde os Glass da Google e o Project Morpheus da Sony já marcam espaço.






A par dos novos Galaxy Note 4 e Edge e do relógio Gear S o Gear vr foi apresentado com entusiasmo, mas não teve uma receção muito calorosa da audiência de largas centenas de jornalistas presentes no evento, apesar de ser depois um dos mais requisitados para experimentação.

O modelo foi redesenhado pela Samsung, a nível de design mas também na tecnologia, mas isso não é ainda muito visível "a olho nu" e pode revelar dificuldade em conquistar os utilizadores, sobretudo se os preços forem muito altos.

O Gear VR não tem capacidade de processamento próprio e tira partido do CPU do novo Note 4, e do ecrã também, pelo que haverá que somar as duas componentes para chegar ao preço final da aventura.

O Gear Vr deverá chegar ao mercado este ano, mas não de forma massificada.

Se quiser saber como é a IFA "por dentro", veja a próxima página onde pode encontrar uma fotogaleria com imagens de alguns stands das marcas que por lá marcam presença. Veja também um resumo daquelas que têm sido as novidades de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.



Fátima Caçador


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

A IFA por dentro

- Smartphones conquistam mais espaço na feira de eletrónica de consumo
- Samsung quer pôr sala de estar "às curvas"
- Conheça a proposta da Panasonic para a casa do futuro
- Sete é o número mágico dos novos produtos da Huawei
- Philips reforça presença do Spotify no terreno do áudio e vídeo tradicional
- Todas as novidades da Toshiba
- Tablets, telemóveis e televisores seguiram na mala da Sony até Berlim
- Realidade virtual da Samsung passa por parceria com a Oculus
- Acer renova gama de tablets e smartphones
- Samsung mostra Galaxy Note 4, Note Edge e novo Gear S
- Lenovo apresenta tablet e computadores de jogos