(Atualizada) A Samsung não deixou os seus créditos por mãos alheias e acaba de anunciar a nova versão do seu phablet, o Note, onde a caneta apontadora ganha mais funcionalidades para as capacidades criativas associadas ao smartphone. Mas a marca levou o anúncio mais longe, com um novo conceito que precisa de dar ainda provas e uma "voltinha" pela realidade virtual.

Cumprindo a tradição dos últimos anos a Samsung abriu as "hostilidades" na IFA com o lançamento da nova versão do seu Note, um equipamento que tem reservado para os holofotes da IFA, onde mais uma vez reuniu largas centenas de jornalistas, ainda antes da própria feira de electrónica de consumo abrir portas.

Num evento com direito a música da Band of Wizdom, com a ajuda da Soundcamp, a solução para smartphones e tablets, e num palco “quase” à medida, David Park, senior manager da Samsung Electronic, mostrou as novidades que foram replicadas em Pequim e Nova Iorque em webcasts simultâneos.

“A indústria está num momento importante e numa mudança radical que nunca vimos antes”, afirmou DJ Lee, diretor de inovação, que promete que a Samsung não vai abrandar e por isso tirou do bolso os novos Note 4 e Note Edge, mas também os wearable Gear S e Gear VR para uma nova experiência mobile.

O conceito do Note foi lançado em 2011 e o Gear em 2013, e desde altura muito já mudou. Os novos Note 4 vão chegar em outubro, com destaque para a SPen com novas funcionalidades, a câmara principal de 16 megapixéis e a câmara frontal de 3,7 megapixéis, optimizada para selfies.





O Samsung Galaxy Note 4 chega com ecrã SuperAMOLED de 5,7 polegadas, HD Quad - ou seja com uma resolução de 2.560x1.440, mas o multitasking e a optimização da rapidez e sensibilidade da caneta SPen fazem parte das mudanças.

A Samsung não esqueceu os problemas da bateria, introduzindo o fast charging que permite carregar 50% da carga em apenas 30 minutos. Um conceito que a marca quer replicar noutros dispositivos rapidamente.

A par do novo Note 4, o Galaxy Note Edge é outra das novidades em Berlim, mantendo a dimensão do phablet e a mesma base de hardware mas adicionando um interface inovador, na “beira” do ecrã, o Edge, onde os utilizadores ficam com acesso a todas as funcionalidades.

Mas este modelo só chegará a "alguns mercados selecionados", sem indicação ainda para Portugal. O kit de desenvolvimento de software já está disponível desde hoje para quem queira desenvolver aplicações para o novo equipamento.

Próxima página: novidades wearable

No mundo dos wearable a aposta da Samsung continua forte e passa pelo Gear S, o relógio inteligente que já tinha sido relevado há dias e que está agora mais independente do telemóvel e sem necessidade de ligação permanente.




O ecrã curvo foi otimizado para ser ajustado ao pulso, com melhorias no interface e também com GPS e conetividade adicional.

A Samsung agora inclui GPS e Wi-Fi, para além do Bluetooth, no relógio de pulso.

Para além das funcionalidades adicionadas, muitas ligadas com a orientação, o conceito de "companheiro do telemóvel" e também com a saúde, a Samsung não esqueceu o mundo da moda. O design do Gear foi refinado para se ajustar a pulsos mais pequenos, mas as mulheres ganham também com as versões com cristais Swarovsky.

A disponibilização de aplicações que tornem o dispositivo realmente útil é uma das chaves para o sucesso e a Samsung tem trabalhado nesse sentido com vários parceiros, esteando já disponíveis mais de mil apps desenhadas especificamente para o Gear.

Também em destaque esteve a realidade virtual "à moda da Samsung" que se tornou mais real com outro wearable da empresa, o Gear vr, sobre o qual falamos noutro artigo.

Para já não há preços nem disponibilidade prevista para Portugal dos novos gadgets, mas tudo indica que pelo menos o Note 4 e o Gear S possam chegar às lojas portuguesas em Outubro.

Se quiser saber como é a IFA "por dentro", veja a próxima página onde pode encontrar uma fotogaleria com imagens de alguns stands das marcas que por lá marcam presença. Veja também um resumo daquelas que têm sido as novidades de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.



Fátima Caçador


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação

A IFA por dentro

- Smartphones conquistam mais espaço na feira de eletrónica de consumo
- Samsung quer pôr sala de estar "às curvas"
- Conheça a proposta da Panasonic para a casa do futuro
- Sete é o número mágico dos novos produtos da Huawei
- Philips reforça presença do Spotify no terreno do áudio e vídeo tradicional
- Todas as novidades da Toshiba
- Tablets, telemóveis e televisores seguiram na mala da Sony até Berlim
- Realidade virtual da Samsung passa por parceria com a Oculus
- Acer renova gama de tablets e smartphones
- Samsung mostra Galaxy Note 4, Note Edge e novo Gear S
- Lenovo apresenta tablet e computadores de jogos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.