O acordo prevê que as duas empresas desenvolvam um processador de quatro núcleos usando a arquitetura e a marca da Intel, refere-se em comunicado.

O primeiro chip deverá chegar na primeira metade de 2015 e será baseado na arquitetura SoFIA, que integra um processador ARM e um modem 3G.

A família SoFIA foi adicionada ao roadmap de produtos móveis da Intel no ano passado e inclui o primeiro processador de aplicações integrado e plataforma de comunicações da Intel.

Com o anúncio de hoje, esta arquitetura é agora composta por três diferentes ofertas, incluindo a versão 3G dual core, que será lançada no quarto trimestre deste ano, a versão 3G quad-core, cujo lançamento ocorrerá no primeiro semestre de 2015, e a versão LTE, também esperada para o primeiro semestre do próximo ano.

"À medida que o mercado de tablets continua a expandir-se e a proporcionar uma escolha maior no que toca à escolha do tamanho do ecrã, formato e preço, o acordo estratégico com a Rockchip também permite à Intel dirigir-se a um número maior de clientes com um portefólio mais amplo de produtos".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico