A Apple está a testar uma nova funcionalidade no mais recente iOS 11, em que, ao carregar cinco vezes no botão de power, o iPhone impede que a sua impressão digital desbloqueie o equipamento. Esta funcionalidade cria uma nova tela de ecrã que, com um deslizar de dedo sobre o "botão" que surge no visor, pode fazer uma chamada de emergência.

Este é um método que, em certas situações, pode vir a dar jeito para impedir que o equipamento seja roubado ou, no caso de ser outra pessoa a precisar de realizar a chamada. Até ao momento, apenas era possível ligar para o número de emergência desbloqueado o iPhone e marcando o número, com esta funcionalidade basta carregar cinco vezes no botão power.

Mas, esta função de segurança pode ser contornada ao introduzir uma determinada password, o que acaba por retirar um pouco dessa proteção extra.

A juntar a este facto, os rumores indicam que o próximo iPhone vai recorrer maioritariamente ao reconhecimento facial para desbloquear o equipamento, então proteger a impressão digital pode não ser algo tão necessário como aparenta.

O reconhecimento facial acaba por facilitar o desbloqueio do equipamento pois, em qualquer situação, basta que o smartphone seja apontado à sua cara para ser desbloqueado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.