São vários os rumores que vão surgindo durante os meses que antecedem o anúncio de um novo iPhone. Ainda falta muito tempo para a Apple partilhar as novidades oficiais do iPhone 15, mas algumas possíveis características estão a ser divulgadas. Um dos rumores é a estreia de uma câmara periscópica para telefoto, apontado como funcionalidade para a versão Pro Max do iPhone 15.
A novidade é apontada pelo analista Ming-Chi Kuo, especialista em detetar novas funcionalidades nos equipamentos da Apple tendo como base informações sobre o fabrico de componentes. Citado pelo Gizchina, é referido que o iPhone 15 Pro Max poderá obter um zoom ótico de 6X. O iPhone 14 Pro oferece uma câmara de telefoto de 12 MP, com uma lente capaz de zoom de 3X. Mas o próximo smartphone de topo da Apple poderá estrear uma lente periscópica com maior capacidade de zoom ótico.
Veja na galeria imagens de renders de como poderá ser o iPhone 15:
A Apple poderá oferecer esta opção de câmara periscópica na sua versão de iPhone mais apetrechada, como principal diferenciação do modelo e por isso as outras variações não a terão. A Samsung já oferece câmara periscópica no Galaxy S23 Ultra, a Xiaomi no Mi 12S Ultra e outros equipamentos Android.
Outros rumores do iPhone 15 dizem respeito à estreia do novo chip A17 Bionic, cujos primeiros resultados de benchmark já começaram a ser partilhados pelo Geekbench 6. Estima-se que tenha melhorias acima dos 50% face ao atual A16 Bionic, a confirmarem-se os resultados. O novo SoC vai ser fabricado pela TSMC, baseado no processo de 3 nm, segundo as informações do benchmark.
O iPhone 15 Pro Max poderá ainda ter uma nova versão melhorada do radar LiDAR e outras funcionalidades. As versões Pro do equipamento também poderão ter um ecrã com mais brilho, até 2.500 nits. A informação baseia-se naquilo que será a próxima geração de painéis da Samsung M13, mais potentes do que aqueles que a fabricante lançou no Galaxy S23 (M11).
Ao confirmar-se, o brilho do ecrã do iPhone 15 Pro é um avanço muito superior face ao iPhone 14 Pro que atinge os 1.000 nits e um pico de brilho em conteúdos HDR de 2.000 nits. Os ecrãs sempre foram uma prioridade nos componentes do iPhone e os rumores indicam que a Apple está disposta a pagar mais para ter acesso aos ecrãs M13 da Samsung, mesmo que isso se reflita depois no preço final dos smartphones.
Anteriormente já tinham sido revelados alguns renders de imagens de como poderia ser o iPhone 15, baseado num modelo CAD disponibilizado por uma fabricante de capas. Estas revelam a troca da porta de Lightning por USB-C, de forma a cumprir as novas leis do carregamento universal impostas pela União Europeia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários